Universidade espanhola e Conif planejam ações estratégicas

A Universidade de Santiago de Compostela (USC) é a mais nova parceira do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Convênio de colaboração assinado durante a 72ª Reunião Ordinária, realizada em Camboriú (SC) na semana passada, de 8 a 10 de março, fomenta a cultura científica e impulsiona a relação do Brasil com a Espanha. O acordo tem vigência de quatro anos.  

 

Parceria selada pelo presidente do Conif, Francisco Roberto Brandão Ferreira, e o reitor da USC, Juan Manuel Viaño Rey, representa o start para o aprofundamento dos diálogos que resultarão em acordos específicos para a execução de atividades prioritárias para os dois países. “Esse convênio é um meio para promover a docência, a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a colaboração”, disse o dirigente espanhol.

 

Uma das primeiras ações previstas consiste na abertura de turmas de doutoramento para a Rede Federal, principalmente na área de Ciências da Educação. “A cada dois anos, a USC disponibilizará essa oferta, contemplando nossos estudantes e servidores docentes, o que incrementará a formação dos pesquisadores brasileiros”, enfatizou o presidente do Conif. Serão delineadas ainda atividades voltadas à promoção social da pesquisa.

 

De acordo com a vice-reitora de Internacionalização da USC, Almudena Hispido, as cinco principais áreas de pesquisa da universidade espanhola são ciências experimentais, ciências da saúde, ciências sociais e jurídicas, tecnologia e humanidades. Já as áreas estratégicas, que contribuem para a economia daquele país, são física, tecnologias do meio ambiente, bioeconomia e território, patrimônio cultural e recursos da terra.

 

USC – Criada em 1495, a universidade espanhola é uma instituição pública, constituída por dois campi – Santiago de Compostela e Lugo. Está integrada ao Espaço Europeu de Educação Superior, que busca harmonizar os diferentes sistemas educativos da União Europeia. Oferta cursos de graduação, mestrado e doutorado. 

 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

Please publish modules in offcanvas position.