Conif intensifica diálogo com a Capes para oferta de bolsas

Integrantes da Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniram-se nessa terça-feira, 28/3, com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves, em Brasília.  A liberação de vagas e recursos para bolsas de pós-graduação nortearam o diálogo.

Estiveram presentes à reunião o vice-presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues de Almeida, os diretores de Administração, Wilson Conciani, Financeiro, Cláudio Alex Jorge da Rocha; de Relações Institucionais, Maria Clara Kaschny Schneider e o secretário-executivo do Conselho, Alexandre Bahia.

Foram abordados no encontro o fortalecimento de projetos institucionais que envolvam ensino, pesquisa e extensão; a possibilidade de parceria do Conif com a Capes e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) na oferta de bolsas de intercâmbio; a participação do Conif no processo de avaliação dos programas de mestrado e doutorado profissional, além do reconhecimento das instituições da Rede Federal para revalidação de diplomas estrangeiros.

O mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) também foi discutido. A intenção é ofertar no próximo processo seletivo 800 vagas em pelo menos uma unidade dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II, assim como a criação de novos cursos nas áreas de Gestão da Educação, Mecatrônica e de Ciências Agrárias.

Como encaminhamento, será agendada reunião dos membros da Câmara de Relações Internacionais, do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter) do Conif, com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Capes; e da Câmara de Pesquisa e Inovação, do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog), com as diretorias de Programas e Bolsas no País (DPB) e de Avaliação (DAV).

As representantes da Diretoria de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Jussara Maysa Silva Campos e Glória Maria Marinho Silva, também participaram da agenda.

 

Assessoria de Comunicação

Conif

 (61) 3966-7202 / 396-7203

Please publish modules in offcanvas position.