Estudantes da Rede Federal são selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro

Estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares terão a oportunidade de atuar como deputados federais no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) de 25 a 29 de setembro, em Brasília. Realizado anualmente, o PJB proporciona aos jovens a experiência de desenvolverem o protagonismo político e a conviver com diferentes culturas. A edição de 2017 selecionou 14 alunos das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ao todo, 78 parlamentares de todas as partes do País tomarão posse.

Para participar do PJB os estudantes elaboraram um Projeto de Lei (PL) sugerindo possíveis alternativas a problemas vivenciados em sua comunidade. O processo de seleção é feito pelas Secretarias de Educação de cada Estado e pela Câmara dos Deputados.

Aluno do 4º semestre do curso técnico integrado em informática para internet no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Naviraí, Rafael Militão de Souza foi selecionado com o projeto que trata da ressocialização de ex-presidiários. O texto prevê que empresas recebam incentivo fiscal na parcela de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) caso contratem egressos do sistema penitenciário. Ele conta que a ideia surgiu a partir da participação em debates públicos sobre a crise do sistema carcerário no Brasil.

O trabalho foi orientado pelo professor de Geografia do campus Naviraí, Fernando Messias. De acordo com o docente o projeto visa possibilitar aos ex-presidiários uma nova oportunidade. “A intenção do incentivo é diminuir a reincidência através do benefício oferecido as empresas, o que contribui também para aliviar o sistema carcerário”.

Sobre a experiência no PJB, Rafael Militão espera contribuir para a participação dos jovens na política. “Quero entender como funciona o parlamento. Creio que essa seja a melhor forma de melhorar o poder legislativo, contribuir para o debate político e, por consequência, mudar nossa sociedade”.

Os alunos da Rede Federal selecionados para o programa foram: Emily Stephanie de Araújo Taveiros (Ifal), Gustavo da Silva Faquim (IF Goiano), Everton da Fonseca Nunes (Cefet-MG), Fernando Eduardo Pinto Moreira (IFMG), Israel Mateus Melo de Oliveira (Cefet-MG), Rafael Militão de Souza (IFMS), Thacíana Lemes Pereira (IFMT), Lara Tamyres Pereira de Sousa dos Santos (IFPA), Francisco Alves Quirino (IFPE), João Vitor Duarte Henrique Dias (IFPE), Thamara Arcelina da Silva França (IFPE), Vanessa da Silva Almeida (IFPR), Giovana Narvaes Guedes (IFFar) e Aléxia das Graças Paixão Carvalho (IFS).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / 3966-7203

Please publish modules in offcanvas position.