Conif recebe representantes de universidades de tecnologia da Austrália

O diretor Administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Wilson Conciani, reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), recebeu nessa segunda-feira, 18/9, representantes da Rede de Universidades Australianas de Tecnologia (ATN, na sigla em inglês) para estreitar o diálogo sobre educação profissional e tecnológica, entre Brasil e Austrália. O encontro, que foi realizado na sede do Conif, em Brasília, teve como principal objetivo estabelecer possíveis parcerias na área de capacitação técnica, bem como em mestrados profissionais para a formação de professores.

Para Conciani, a cooperação bilateral proporcionaria benefícios para ambos os lados. Ele ressalta que um dos principais pontos de interesses é a troca de conhecimento no setor de engenharia, como mecânica, elétrica e civil, por exemplo, além da área de logística. “O mais importante é a oportunidade de trocar experiência. Se dessa conversa que tivemos, conseguirmos desenvolver projetos de pesquisa aplicada conjuntas, estaremos, de fato, formando grandes equipes. Isso envolve gestores, estudantes, professores, técnicos de laboratório, e cria uma rede”, destacou.

Outra possibilidade de intercâmbio de experiências é o campo de mestrados profissionais para a formação de professores. De acordo com o diretor Administrativo do Conif, a Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT, na sigla em inglês) pode proporcionar muito aprendizado na área ao Brasil. “Temos muito a aprender. Isso poderia agregar uma grande experiência também, sobretudo porque é um mestrado profissional muito bem-sucedido. Além disso, com a internacionalização, buscamos a reciprocidade. Portanto, queremos trocar conhecimento”, concluiu.

A reunião também contou com a participação de integrantes de embaixada da Austrália.

ATN – A Rede de Universidades Australianas de Tecnologia reúne cinco das universidades mais inovadoras e empreendedoras da Austrália: Curtin University, RMIT University, University of South Australia and University of Technology Sydney (UTS) e a QUT. Um dos objetivos do grupo é estabelecer parcerias com a indústria e o governo para obter resultados práticos, por meio de pesquisa.

Ao longo dos últimos dez anos, a ATN manteve o interesse em construir relacionamentos, bem como promover a reputação das universidades de tecnologia australianas em toda a América do Sul, particularmente no Brasil.

 

Ingred Suhet

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

Please publish modules in offcanvas position.