Conif lança livro sobre ensino médio integrado no Brasil

Nesta quarta-feira, 20/9, segundo dia de realização do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, ocorreu o lançamento do livro “Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios”. A obra, complementar ao seminário realizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), é uma amostra de importantes pesquisas realizadas por profissionais da Rede Federal.

De acordo com o coordenador do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), Adilson Araújo, todo o esforço do livro é em defesa do modelo de ensino médio integrado. “O objetivo do livro é difundir as boas experiências de integração, curricular e de médio integrado que a Rede tem feito, para estimular um debate acerca desta proposta de modelo de ensino médio integrado”, enfatizou.

A publicação reúne 35 artigos, que abordam teorias e fundamentos. Entre eles, relatos de estudos pormenorizados sobre experiências pontuais da Rede Federal, incluindo uma análise do sistema de educação no Brasil à luz do modelo finlandês; a relação curricular do ensino com a pesquisa e extensão; as perspectivas dos estudantes sobre o ensino médio integrado; a educação profissional no campo; uma leitura histórica sobre a reforma do ensino médio; o Programa de Jovens e Adultos neste contexto, além de várias outras importantes abordagens esclarecedoras.

Para um dos organizadores da publicação, Cláudio Nei Nascimento, a edição traz estudos teóricos e empíricos que acontecem nos institutos federais. “São dois tipos de experiência que ocorrem na Rede. Por meio delas, há uma espécie de ressignificação do ensino médio à luz de experiências locais”, afirmou. “Uma outra característica é que os textos apresentam uma preocupação com o contexto em que estamos vivendo, que é desafiador e exige de nós um certo posicionamento, bem como uma compreensão mais crítica da realidade”, completou.

Conexão – O seminário e a publicação têm como principal objetivo promover debates sobre os desafios apresentados à realidade escolar, mediante recentes transformações ocorridas na legislação educacional brasileira. Ambas iniciativas foram pensadas pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) e pela Câmara de Ensino do Conif.

Debates – Nesta quarta-feira, além do lançamento do livro, a programação do seminário incluiu dois debates. O primeiro, que teve como tema: “O EMI no atual contexto educacional brasileiro”, contou com a participação do mediador, Adilson Araújo; e dos professores doutores: Mônica Ribeiro (UFPR), José Clovis de Azevedo (PPG-IPA-RS) e Dante Henrique Moura (IFRN).

Já a mesa-redonda denominada “Ensino médio integrado no Brasil: Balanços e desafios” teve início às 14h30. O debate foi composto pela mediadora, professora e doutora Josefa Surek (pró-reitora de Ensino do IFC), além dos professores Marise Ramos (Fiocruz-RJ) e Sidnei Sobrinho (IFSul).

 

Ingred Suhet

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

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