Conif fortalece cooperação técnica com Portugal e Espanha

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou missão internacional, de 16 a 20 de outubro, para fortalecer a cooperação técnica entre as instituições da Rede Federal do Brasil e o segmento educacional de Portugal e da Espanha.

No Instituto Politécnico do Porto (IPP), situado no país português, ações relevantes para o processo de internacionalização das instituições foram debatidas. Um dos destaques foi o projeto LAPASSION (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network), que visa o desenvolvimento de projetos e estágios multidisciplinares.

A instituição, que já possui convênio com 34 instituições da Rede Federal, apresentou interesse em avançar em mais iniciativas conjuntas, como as denominadas: VirtualSign, GMOsensor, Smart Grids, VISIR+, e-IPP, TheRoute,ELECON, SMARTNESS, entre outras.

Em visita à Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, o Conif destacou a importância das parcerias voltadas a programas de doutorado, que contemplam servidores da Rede Federal. Na ocasião, os Institutos Federais de Goiás (IFG) e do Amazonas (Ifam) assinaram novo convênio com a instituição espanhola.

Já o reitor da Universidade de Vigo, Salustiano Mato de la Iglesia, demostrou interesse em visitar algumas instituições da Rede Federal e selar parceria com o Conif em fevereiro de 2018.

A missão findou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) com a sessão de encerramento da primeira fase do mestrado de duas turmas de servidores da Rede Federal (60 mestrandos do IFG e IFMT).

Representaram o Conif na missão o presidente, Roberto Brandão; o vice-presidente, Roberto Gil Rodrigues Almeida; a diretora de Relações Institucionais, Maria Clara Kaschny Schneider; e a assessora de Relações Internacionais, Marjorie Cerejo. Também participam os reitores Antônio Venâncio Castelo Branco (Ifam), Jerônimo Rodrigues da Silva (IFG), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Uberlando Tiburtino Leite (Ifro), Ailton Ribeiro de Oliveira (IFS); o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (IFG) Amaury França Araújo; o coordenador dapós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (IFG) Paulo Henrique deSouza; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (IFG) Ruberley Rodrigues de Souza; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (IFMA) NatileneMesquita Brito; o coordenador-geral de Relações Internacionais (IFMS) FlávioAmorim da Rocha; o diretor de Extensão (IFPE) Victor da Costa Wanderley; a assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais (IFSC) Raquel Matys Cardenuto e o professor do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (IFSC) Rubipiara Cavalcante Fernandes.

Ingred Suhet
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204

Please publish modules in offcanvas position.