Atividades da Reditec ocorrem até quinta (23)

A 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017) acontece até a próxima quinta-feira, 23/11, no Centro de Convenções de João Pessoa, localizado na capital paraibana. Promovido anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o evento tem como tema, nesta edição, “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”. O encontro conta com a organização do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

O evento, que teve início na segunda-feira, 20/11, deve reunir cerca de 1.200 líderes de todo o País. Todas as 41 instituições da Rede Federal são representadas, além de 23 convidados de organizações do exterior. Na ocasião, os dirigentes se reúnem nos Fóruns temáticos de Planejamento, Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Relações Internacionais, Desenvolvimento Institucional e Educação no Campo. Já os diretores-gerais dos campi discutem para alinhar ações.

A programação da Reditec também é composta por palestras e mesas-redondas ministradas por educadores de renome nacional, além de lançamentos de livros e reuniões para traçar parcerias internacionais. O evento conta ainda com a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão, Extensão e Internacionalização. Na mostra, educadores apresentam iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas nos institutos federais.

Na cerimônia de abertura, o presidente do Conif, Roberto Brandão, elogiou a organização do evento. “Não queria apenas saudar o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, mas parabenizá-lo pela forma como a Paraíba abre suas portas, nos mostra seu processo educacional. Fazer um evento dessa magnitude não é fácil. Quero saudar todos os que trabalharam para que isso acontecesse e para que possamos ofertar isso à Rede Federal”, destacou.

O dirigente também frisou o papel do Conif no fortalecimento da Rede ao promover o engajamento na luta por mais recursos financeiros junto às Frentes Parlamentares do Congresso Nacional. Outro ponto ressaltado por Brandão, na ocasião, foi a crescente internacionalização da Rede por meio de parcerias com o Centro Internacional da Unesco para a Educação Profissional (Unevoc).

Atividades paralelas – Nesse ano, a instituição sede propôs ao Conif que eventos paralelos acontecessem junto à Reditec. Segundo Nicácio Lopes, isso facilita uma ponte maior entre os dirigentes e o público a quem atendem. “O IFPB propôs uma mudança ao Conif, com a realização de atividades paralelas estabelecendo bases de interface com o espaço acadêmico. Teremos ações criativas e de engenhosidade tecnológica e artística, um espaço em ebulição que coloca em evidência grandes talentos que existem em todo o País”, declarou.

O cronograma conta com o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif), o II Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif), o II Encontro de Educação a Distância (EEAD) e a III Competição de Robótica, Mostra de Extensão e Cultura.

Confira mais informações no site da Reditec.

Com informações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

Please publish modules in offcanvas position.