Língua inglesa: Docentes da Rede Federal participam de curso intensivo nos EUA

Professores de língua inglesa da rede pública de todos os estados brasileiros embarcam em janeiro para 17 universidades norte-americanas, onde participarão de um curso intensivo de aperfeiçoamento profissional por seis semanas. O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) selecionou 479 professores de língua inglesa, sendo 67 da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Eles embarcaram para os Estados Unidos nessa quarta-feira, 17/1.

Foram selecionados para participar das atividades naquele país docentes dos institutos federais de Alagoas (Ifal), do Amapá (Ifap), do Amazonas (Ifam), da Bahia (IFBA), Baiano (IF Baiano), do Ceará (IFCE), do Espírito Santo (Ifes), de Goiás (IFG), do Maranhão (IFMA), de Minas Gerais (IFMG), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), da Paraíba (IFPB), do Piauí (IFPI), do Rio Grande do Norte (IFRN), do Rio Grande do Sul (IFRS), de Rondônia (Ifro), de Roraima (IFRR), de Sergipe (IFS), do Sul-rio-grandense (IFsul), do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), de Tocantins (IFTO) e do Triângulo Mineiro (IFTM).

A iniciativa é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Comissão de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América (Fulbright, na sigla em inglês), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o Departamento de Estado Americano. Financiado pelo governo brasileiro, o programa conta com o apoio da Missão Diplomática dos EUA no Brasil para promover o diálogo e o entendimento mútuo por meio da educação e cultura entre brasileiros e americanos.

Os professores serão distribuídos entre 17 instituições de ensino superior dos EUA: Universidade do Estado da Georgia; Universidade do Estado do Kansas; Universidade do Estado de Michigan; Universidade do Estado de Missouri; Universidade de Ohio; Universidade Estadual de Portland; Universidade Estadual de San Francisco; Universidade Estadual de St. John; Universidade Temple; Universidade de Arkansas; Universidade de Delaware; Universidade de Kansas; Universidade de Miami; Universidade de Missouri, Kansas City; Universidade da Carolina do Norte, Charlotte; Universidade do Texas, Austin; e Universidade do Estado de Iowa.

PDPI – O programa busca promover o fortalecimento da fluência oral e escrita em inglês, novas metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação de alunos em salas de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer in loco a história e cultura dos EUA para que isso se torne parte do currículo do ensino da língua inglesa no Brasil. Ao término do treinamento, os participantes terão concluído um plano de ação na área de ensino do idioma para ser implementado em suas escolas e comunidades, resultando em um grande efeito multiplicador.

Fonte: CCS/Capes – adaptada

 

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