Parlamento Juvenil do Mercosul: inscreva-se e seja um jovem protagonista!

Você cursa o 1º ou o 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem o desejo de melhorar o cotidiano das escolas e gostaria de se tornar protagonista de mudanças que façam o Brasil avançar?

Então, participe da 5ª Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que tem como objetivo estimular o diálogo e o debate sobre temas relacionados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gêneros, integração regional e trabalho.

Este ano, o PJM oferece 27 vagas e os interessados em representar o Brasil no Mercosul, durante dois anos, devem elaborar um projeto com a orientação de um professor e enviá-lo até o dia 9 de setembro para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A orientação é de que o projeto contemple a realidade local do estudante e proponha ações que despertem a participação dos jovens no ambiente escolar, priorizando o desenvolvimento de um trabalho coletivo e cooperativo. A intenção é que a instituição de ensino seja um espaço democrático onde os alunos possam expressar seus anseios e sugerir melhorias que facilitem a aprendizagem e convivência, fortalecendo a cidadania e aproximando-os dos princípios desenvolvidos no projeto, como a democracia, a inclusão, a identidade latino-americana e os direitos humanos.

A escolha dos futuros protagonistas tem três fases, sendo a primeira a seleção dos projetos, em seguida, a confirmação de candidaturas e, ao final, será realizada uma eleição nacional e todos os jovens matriculados no ensino médio poderão votar e eleger seus representantes. Os mais votados representarão o Brasil durante o encontro internacional e durante qualquer evento ou encontro nacional e internacional.

Parlamento Juvenil do Mercosul – O PJM é uma iniciativa da Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). Segundo o MEC, na última edição, participaram apenas jovens dos países membros do Mercosul, sendo 27 brasileiros, 26 argentinos, 18 paraguaios e 19 uruguaios. Os encontros são realizados na sede do Mercosul em Montevidéu, em uma data que coincida com a reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Acesse o Regulamento e Caderno de Orientações para Elaboração do Projeto.

Inscrições

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

Please publish modules in offcanvas position.