Conif participa da discussão sobre os rumos da educação superior a distância no Brasil

As professoras Vanessa Battestin, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e Aline Pinto Amorim, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), participaram da mesa-redonda “Promoção e desenvolvimento da EaD no contexto das IPES brasileiras” no terceiro dia do Seminário Nacional UniRede, na Universidade de Brasília (UnB).

Durante o debate, a representante do Ifes falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) como: a institucionalização e os modelos de organização da EaD; o permanente estudo para a otimização da matriz orçamentária e a formação de grupo de trabalho dedicado aos indicadores de Rede. Battestin destacou a importância de avanços no debate sobre matriz orçamentária e assistência estudantil aos acadêmicos da modalidade a distância.

A mesa foi mediada pelo professor Alexandre Anjos, que ressaltou a importância de ter o Conif no evento, sobretudo a troca de experiências e o pensar sobre a Educação, em torno das realidades dos institutos federais e das universidades estaduais e municipais.

Além das professoras, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, representou a presidência do Conif na abertura oficial do seminário. Ele afirmou que o momento é de superação de obstáculos, dentre eles as barreiras tecnológicas e, principalmente, a forma de educar.

Seminário Nacional UniRede - Durante o evento foram realizados minicursos, oficinas e debates em torno de temas como: Regulação e Avaliação da Educação Superior a Distância e os Referenciais de Qualidade da EaD; Recursos Educacionais Abertos; Articulação e Financiamento da EaD; Cursos Massivos online; Reunião do conselho de representantes das instituições públicas de educação superior brasileiras e o Seminário da região Centro-Oeste.

 

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

Please publish modules in offcanvas position.