O reitor Marcelo Bregagnoli do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi reconduzido ao cargo pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, nessa quinta-feira, 30/8, em solenidade no Ministério da Educação, em Brasília.
Ao tomar posse oficialmente, Bregagnoli declarou sentir-se honrado e consciente da responsabilidade por ser ex-aluno e ter uma trajetória na instituição. “É uma responsabilidade muito grande que assumo. Pretendo trabalhar para criar mais oportunidades e ampliar os atendimentos para responder às demandas da sociedade. O aluno foi, é, e sempre será prioridade para nosso instituto”, disse.
Nos próximos quatro anos, o reitor pretende otimizar recursos, dado o atual contexto de limitação do orçamento público, e repensar processos administrativos, destacadamente aqueles que se referem à governança e gestão de riscos, além de dar continuidade às ações ligadas à sustentabilidade.
Defensor da educação no campo, Marcelo Bregagnoli defendeu que o assunto seja debatido sob a perspectiva da inclusão. Ele é integrante da Câmara Temática Educação do Campo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Na posse, o ministro da Educação, ao lado do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Romero Portella Raposo Filho, e de outros dirigentes do MEC, destacou que o IFSULDEMINAS é hoje um modelo a ser seguido pelas outras instituições do País.
Rossieli ressaltou a importância de os institutos se organizarem de uma forma cada vez mais verticalizada, próximos da respectiva origem e alinhados à vocação das regiões onde estão localizados. “É importante, neste momento, preservarmos o modelo atual. Apesar dos embates em relação a questão orçamentária, precisamos estar focados e trabalhar para avançarmos”.
Também participaram da solenidade o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, e o chefe de Gabinete, Everaldo Rodrigues Ferreira.
Bregagnoli é doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), mestre em Fitotecnia, técnico em Agropecuária e licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo iniciado a carreira como docente do Instituto Federal do Sul de Minas em 1997, na então Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho. De 2010 a 2014, atuou como pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, eleito reitor para a gestão 2014-2018. É o atual coordenador da Câmara de Educação do Campo do Conif.
IFSULDEMINAS – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais foi criado com a unificação das escolas agrotécnicas federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho e, atualmente, também possui unidades em Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Carmo de Minas e Três Corações, além de núcleos avançados e polos de rede em diversas cidades da região.
O instituto oferta cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, subsequentes (pós-médio), especialização técnica, Proeja, graduação, pós-graduação e cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). A reitoria está localizada no município de Pouso Alegre e interliga toda a estrutura administrativa e educacional dos campi.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204