Periódico internacional lança chamada para publicação de artigos em comemoração ao 10º aniversário dos Institutos Federais

A Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, publicação digital da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, abriu inscrições para a publicação de artigos da edição especial em comemoração aos 10 anos dos Institutos Federais.

Professores, estudantes e servidores da Rede Federal podem participar da seleção desde que escrevam textos alinhados ao tema “O papel da educação matemática no e para o mundo do trabalho”, podendo explorar os tópicos: matemática (acadêmica e raciocínio matemático situado), educação (todos os níveis e modalidades) e trabalho (formal e informal, leigo e profissional, remunerado ou não, institucional ou não).

O professor Lauro Chagas e Sá do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e docente Ana Lúcia Braz Dias da Universidade Central de Michigan, Estados Unidos, são os coordenadores do processo de avaliação da seleção.

O docente do Ifes integra a Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e explica que o tema partiu do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional  (EMEP) do qual faz parte. O grupo reúne pesquisadores do Ifes, da Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) e da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) que investigam suas práticas com Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, no Ensino Superior e na Educação Profissional.

Segundo Lauro, o grupo tem pesquisado o processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Profissional há um tempo e, por isso, viu, no ano de celebração do aniversário da Rede Federal, uma oportunidade de reunir estudos de diferentes instituições sobre essa modalidade de ensino.

“Esperamos que os professores de matemática brasileiros se motivem a escrever para a edição temática, de modo a socializar os fazeres pedagógicos que ocorrem nos Institutos Federais. Com isso, chamaremos a atenção da comunidade internacional sobre o formato diferenciado que temos aqui no Brasil e que, em dezembro, completa 10 anos”, declarou.

Fases do processo de seleção - Os artigos devem ser enviados até o dia 30 de setembro e o resultado será divulgado no dia 15 de dezembro. A revista estará disponível aos leitores no dia 29 de dezembro, data em que se comemora os 10 anos dos Institutos Federais.

Dez anos IF - Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, os Institutos Federais promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica. Atualmente, são 644 campi espalhados pelo país, com mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 70 mil servidores, entre professores e técnico-administrativos.

Outras informações: http://sbembrasil.org.br/revista/index.php/ripem

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

Please publish modules in offcanvas position.