A estudante Maria Clara Leal de Alencar do campus Floriano do Instituto Federal do Piauí (IFPI) é uma das representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Acampamento de Jovens Líderes do Congresso Mundial da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês).
A jovem de 21 anos embarcará nos próximos dias para participar de uma série de atividades ao lado de mais 50 estudantes de 33 países, em Melborne, na Austrália, de 7 a 11 de outubro de 2018. Mas essa não é a primeira experiência internacional dela.
Há dois anos, Maria Clara foi intercambista do Community College Iniciative Program do College of DuPage, em Chicago, Illinois, Estados Unidos e, entre 2017 e 2018, trabalhou como voluntária na Fundación Emilio, em Bogotá, Colômbia, pela Associação Internacional dos Estudantes em Economia e Ciências Comerciais (AISEC).
A futura tecnóloga do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas se define como uma pessoa curiosa, e conta que desde criança busca conhecimentos além daqueles adquiridos em sala de aula, levando em consideração aspectos culturais, econômico, social, político dos temas de interesse. Conteúdos que, segundo ela, foram ampliados com leituras, filmes e vivência das diferentes realidades próximas a sua realidade.
Questionada sobre o que a motivou a participar da seleção do Acampamento de Jovens Líderes, Maria Clara disse que foi “a possibilidade de interagir com jovens de diferentes áreas de conhecimentos, de vários países, dispostos a compartilhar experiências e desafios. E, além de outros motivos, a chance de visitar e conhecer a estrutura dos institutos de educação profissional e técnica de Melbourne, na Austrália”.
Depois do acampamento, a aluna acredita que aperfeiçoará positivamente a vida das pessoas ao seu redor. “A experiência na Austrália pode me ajudar a aprimorar minha capacidade de liderança, de motivar as pessoas com as quais convivo no âmbito acadêmico, pessoal, e, futuramente, profissional. Estar com pessoas de outras nacionalidades também irá melhorar minha fluência na língua inglesa e me proporcionar o contato e o conhecimento de outros idiomas”, afirmou.
Seleção – Os estudantes foram selecionados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), membro da WFCP, a partir de chamada pública. Depois da análise de documentos, Maria Clara obteve o desempenho exigido na capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa.
Acampamento – Além do intercâmbio cultural, as atividades incluirão treinamento de incentivo à liderança; palestras motivacionais sobre os princípios de liderança e os desafios enfrentados pelos jovens; e visitas a instituições de educação profissional. Os estudantes também irão elaborar uma declaração sobre suas expectativas para a educação profissional, a ser entregue na cerimônia de encerramento do Congresso da WFCP.
A WFCP concederá apoio financeiro para cobrir despesas com inscrição, alimentação, alojamento, bilhetes aéreos (Brasil-Melborne-Brasil), seguro viagem, emissão de passaporte e visto.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204