“A gente chegou com uma mala de roupa e vamos sair com uma mala de conhecimento”, a declaração é de Jullyane Brandão. A aluna do curso de Engenharia de Produção do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) faz parte do projeto Meninas na Ciência.
O projeto - que incentiva 41 adolescentes e jovens a produzir protótipos de experimentos ou equipamentos que podem ser utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia -, é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), as alunas da Rede Federal apresentaram um protótipo para mostrar que a física está em todo lugar. Segundo Jullyane, o trabalho simula a viagem de um aluno e explica fenômenos da física como atrito, densidade e plano inclinado.
“Queremos conectar o conteúdo abordado em sala de aula com o dia a dia dos alunos. E tudo isso de forma lúdica. É muito interessante participar de um evento como este. Com o projeto, todas nós crescemos tanto pessoal quanto profissionalmente”, disse.
O professor de Biologia do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e monitor do grupo, Antônio dos Santos Júnior, explica que, após o aprimoramento do projeto e durante a SNCT, as alunas estão aprendendo a pensar como empreendedoras.
“O grupo precisa pensar a partir de outra lógica e criar a conexão entre as ideias e o mercado. Uma das ambições da Rede Federal é formar alunos para que eles possam conquistar uma vaga no mercado de trabalho e também gerar postos de trabalho ao desenvolver novas tecnologias”, frisou.
Além das Meninas na Ciência, professores e alunos de outras instituições da Rede Federal também expõem trabalhos no estande do Ministério da Educação (MEC) montado na feira que foi aberta oficialmente, nesta terça-feira, 16/10, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, com a presença do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Sartori, do reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani e demais autoridades.
SNCT – “Ciência para a redução das desigualdades” é o tema da 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A temática foi inspirada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é de que o evento atraia pelo menos 100 mil pessoas até dia 21 de outubro, próximo domingo.
Realizada desde 2004, a SNCT tem como objetivo estimular a utilização de resultados de pesquisas e ferramentas das tecnologias sociais e assistivas para reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida.
O evento é coordenado pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204