Os reitores Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e Ruth Sales Gama de Andrade, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), tomaram posse nessa terça-feira, 30/10, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
O ministro da pasta, Rossieli Soares da Silva, desejou sorte, sucesso e uma direção competente para o quadriênio 2018-2022. Ao lado do deputado federal Efraim Filho (PB), Rossieli fez questão de destacar o empenho de parlamentares que asseguraram mais investimentos para a Educação do País.
“Conseguimos avançar na construção de um orçamento mais adequado para a área. No ano que vem, por exemplo, garantimos 10% a mais para a assistência estudantil, demanda recorrente dos reitores. Precisamos olhar com expectativa e esperança para o ano que vem. A Rede Federal é o principal caminho que tem o olhar desde o ensino médio até a pós-graduação. São instituições responsáveis pelo desenvolvimento de pessoas, o que significa o desenvolvimento do Brasil”, disse.
Depois da assinatura do termo de posse, o reitor do IFPB, reconduzido ao segundo mandato, contextualizou o crescimento do instituto no Estado da Paraíba. Segundo ele, nos últimos anos, houve um salto de três para 21 unidades, que hoje atendem 26 mil estudantes, sendo a maioria alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica preocupante.
“Em 2018 a Rede Federal completou 109 anos. Evoluímos não só em termos de nomenclatura, sendo a primeira delas a Escolas de Aprendizes e Artífices, mas também em nossa abrangência, ao atingirmos uma cobertura educacional em todo o território brasileiro somando mais de um milhão de estudantes. E, mais, oferecemos um ensino emancipador, transformador e cidadão. Os alunos são preparados para acessar empregos qualificados e também formados para que possam contribuir com um País mais justo, humano e igualitário”, declarou.
Em seu discurso, Ruth Sales Gama de Andrade, reitora eleita do IFS, agradeceu pela oportunidade de ter sido escolhida para conduzir uma instituição ampla e de origem centenária. Ruth é a primeira reitora mulher do Estado de Sergipe.
“Buscaremos compor um quadro de colaboradores providos de espírito público, de determinação e envolvimento profissional. Caminharemos por trilhas adversas, por dificuldades que, embora preocupantes, jamais serão maiores do que a nossa disposição de transpô-las. Semearemos o solo já fértil por competência e promissores gestores para lograrmos êxito e continuarmos somando na construção dessa edificante instituição”, assegurou.
Participaram da cerimônia de posse, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Romero Portella Raposo Filho; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Paulo Henrique Leão; o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani; o ex-reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, e servidores do Ministério da Educação.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204