Rede Federal e Reditec 2019 se aproximam de líderes das Américas

“Educação Técnica Superior: integral, internacional e digital” foi o tema do V Encontro do Espaço Interamericano de Educação Superior Técnica e Tecnológica (EIESTEC), realizado nos dias 15 e 16 de novembro, em Punta Cana, República Dominicana.

O evento, operacionalizado pela Organização Universitária Interamericana (OUI) e pelo Instituto Tecnológico das Américas (ITLA), reuniu líderes das Américas com o intuito de estabelecer novos contatos, fortalecer a colaboração interinstitucional e promover discussões relativas à temática central do encontro.

Durante o V EIESTEC, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foram representados pela reitora Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, e pelo secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia.

Com o secretário-geral executivo da Organização Universitária Interamericana (OUI), David Julien, Maria Clara e Alexandre discutiram a ampliação da representação da Rede Federal na OUI a partir de 2019 e a presença de Julien em reunião do Conif. Além disso, os representantes brasileiros participaram, respectivamente, de debates sobre formação digital e formação internacional. No evento, coube à Maria Clara apresentar a estrutura, o modelo de ensino e as perspectivas da Rede Federal.

“O EIESTEC foi um evento muito produtivo e abrangente no que diz respeito aos temas educação técnica e tecnológica, empreendedorismo e inovação. Fizemos articulações relevantes com parceiros estratégicos para a Rede Federal, sendo uma delas, a possível realização da sexta edição do evento na Reditec 2019”, disse Maria Clara Kaschny Schneider.

Ainda durante o encontro, representantes da OUI confirmaram a viabilidade de inclusão de um módulo no Curso de Especialização para Gestores de Relações Internacionais, que é promovido pelo Conif e encontra-se em andamento. O anúncio concretizou um dos tópicos do Memorando de Entendimentos firmado entre o conselho e a organização no ano passado e que previu o fortalecimento da colaboração entre as entidades por meio do fomento de atividades de intercâmbio internacional da Rede Federal assim como a cooperação “Norte-Sul” e “Sul-Sul”, tendo como base as diretrizes estabelecidas nas orientações estratégicas da OUI e do Conif.

Segundo o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia, é primordial priorizar a agenda com a OUI e seus respectivos países membros, dada a realidade similar com o Brasil em termos de educação profissional. “Assistimos a apresentações do México, Colômbia e Chile, dentre outros, que expuseram boas práticas e avanços no contexto das temáticas em pauta e vimos o quanto o Brasil, ou seja, a Rede Federal tem expertise no assunto e pode contribuir com as discussões. Precisamos construir uma agenda da educação profissional que tencione elevar a qualidade da educação profissional nas Américas de forma equilibrada e sempre respeitando as realidades locais”, afirmou Bahia.

Conif e OUI – O Conif é uma entidade associada à Organização Universitária Interamericana (OUI) desde 2017. Com quase 40 anos de experiência, a organização tem como escopo incentivar as instituições de ensino superior e os organismos afiliados a participar de um espaço comum de colaboração que respalde o debate cooperativo, a reflexão e ação sobre o estado atual do ensino superior e suas futuras perspectivas.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

Please publish modules in offcanvas position.