A declaração do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Rodrigues Almeida, foi dada durante a reunião da Comissão Organizadora do Jogos da Rede Federal (Cojif), nos dias 21 e 22 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo.
Segundo Roberto Gil, a ideia é transformar a edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) de 2019 num grande encontro de integração e celebração do aniversário da Rede Federal. "A proposta de reunir todas as instituições partiu do Conif e foi prontamente aceita pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pelos membros da Cojif que aqui estiveram, pela compreensão avançada que temos [a Rede Federal] da importância do Esporte para o nosso modelo educacional", declarou.
Reunidos no campus Cariacica do Ifes, os representantes regionais da Cojif e a equipe do Ifes realizaram a indicação preliminar e deram os encaminhamentos necessários à organização dos jogos.
Reitores e professores aproveitaram a oportunidade e, além da reunião, fizeram uma visita técnica à cidade de Guarapari, onde visitaram o Ginásio Polivalente e o Complexo Esportivo Maurice Santos, que conta com ginásio poliesportivo e instalações para esportes aquáticos. Eles também conheceram o Sesc Guarapari – com instalações esportivas para modalidades coletivas e individuais, alojamentos e refeitório –, que já abrigou o JIFs Sudeste em 2014 e tem capacidade hoteleira para cerca de 2 mil pessoas. A estrutura deverá sediar as principais atividades dos jogos nacionais em 2019.
JIFs – Os Jogos dos Institutos Federais de 2019 serão realizados na cidade de Guarapari, localizada a 58 km da capital do Espírito Santo, Vitória. Na edição, que irá comemorar os dez anos de criação dos Institutos Federais e o aniversário de 110 anos das instituições que hoje compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, não haverá a fase eliminatória das disputas regionais: todas as 41 instituições se encontrarão no conhecido balneário da Região Sudeste.
A previsão é de que os jogos aconteçam na primeira quinzena de outubro. Cerca de quatro mil estudantes atletas deverão participar da maior edição da história dos jogos nacionais, disputando 11 modalidades esportivas em duas etapas que terão, cada uma, torneios de esportes coletivos e individuais.
Outros encaminhamentos referentes ao formato das competições serão definidos pela Cojif, após uma pesquisa nacional.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204