Um projeto nos mesmos moldes do Programa de Leitores Franceses, que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) já desenvolve com a Embaixada da França, seria um dos pontos de partida para a cooperação entre o Conif e a Embaixada da Espanha.
Nesta terça-feira, 28/11, integrantes da Assessoria de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira Batista e João Paulo Guerra Rotelli, se reuniram com o conselheiro de Educação da representação espanhola em Brasília, Pedro Cortegoso Fernández. Além de apresentar a estrutura e o trabalho da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, eles conversaram sobre uma série ações que podem incrementar a oferta do espanhol em toda a Rede – o idioma é o segundo mais falado do mundo, atrás, apenas, do mandarim –, além de possibilitar a aproximação entre instituições dos dois países.
A assessora Ana Carolina Oliveira Batista explicou a Fernandéz que o Conif tem, dentre as linhas estratégicas para a internacionalização, o fortalecimento da formação em idiomas, ferramenta necessária para o aproveitamento de oportunidades. “O programa de leitorado estabelecido com os franceses viabilizou avanços relevantes, por isso é imprescindível buscarmos esse diálogo com os espanhóis”. A assessora ressaltou ainda que o Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter) terá papel fundamental na proposição das ações.
No encontro, o conselheiro afirmou ser possível assinar um Memorando de Entendimento entre o Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha e o Conif com vistas à formalização das atividades que poderão ser desenvolvidas. “Acho muito interessante a configuração da Rede Federal. É uma atuação abrangente e diferenciada. Seria excelente estabelecermos um programa similar como aquele que já existe com a França”, declarou.
De acordo com Pedro Cortegoso Fernández, a embaixada já tem parcerias em andamento baseadas em programas de cooperação acadêmica e ofertas de cursos presenciais e on-line, sendo esses exemplos norteadores para futuras parcerias. O conselheiro demonstrou, ainda, interesse em apresentar nomes de especialistas de seu país na área de educação técnica e tecnológica para participar da próxima Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2019).
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204