Em apresentação realizada durante a 91ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Rony Freitas, anunciou que o lançamento do próximo edital para o curso de mestrado está previsto para o dia 21 de dezembro, com 950 vagas.
Rony Freitas iniciou a apresentação fazendo um balanço do ProfEPT. O programa, lançado em 2017, iniciou as atividades com 420 mestrandos e, em 2018, registra 1.235 alunos, com previsão de um total de 1.760 para 2019. “O ProfEPT é um dos instrumentos que ajudam na verticalização do ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, esse dado, é só um dos que comprova a relevância da iniciativa”, disse.
À diretoria executiva e aos conselheiros presentes à reunião, o coordenador do programa fez questão de relembrar da Carta de Goiânia lançada no fim do IV Seminário Nacional de Alinhamento do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, realizado em novembro, em defesa do ProfEPT e da Rede Federal.
Freitas explicou ainda que, dentre os desafios do ProfEPT, está a unificação do processo de matrículas, além de questões pertinentes à gestão como, por exemplo, a captação de recursos etc. “Nos próximos anos, a coordenação do programa deseja também uma maior aproximação com o Conif para que seja possível manter a expansão do ProfEPT e também sua qualidade”, declarou.
ProfEPT – Coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o programa foi idealizado pelo Conif, que contou com o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog) para a elaboração do projeto.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204