Presidente do Conif e Fenet dialogam sobre o PL 11.279/2019

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, recebeu esta semana os representantes da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), entidade formada por discentes de escolas técnicas, que tem como bandeira a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Na reunião, o coordenador-geral da Federação, Caio Sad, entregou ao presidente e aos vice-presidentes de Relações Institucionais, Marcelo Breganoli, e Administrativo, Virgílio Augusto Sales Araripe, a Carta dos(as) estudantes brasileiros(as) em defesa dos Institutos Federais. No documento, os jovens consideram o PL 11.279/2019 um retrocesso à política educacional oferecida pela Rede Federal e lançam uma campanha nacional contra a proposta em trâmite na Câmara dos Deputados.

Jerônimo explicou aos estudantes que o Conif vem se articulando com a Casa Civil da Presidência da República, o Ministério da Educação (MEC) e o Poder Legislativo, no sentido de buscar apoio para o arquivamento do projeto que altera a Lei de Criação dos Institutos Federais (11.892/2008). “Temos conhecimento da dimensão proposta, por isso, se não conseguirmos um substitutivo que trate do assunto, tentaremos outras formas como o desmembramento da proposição, a realização de audiências públicas etc. Na atual configuração, é importante ações conjuntas e o estreitamento de laços”, disse.

O vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, Marcelo Breganoli, afirmou que a articulação em prol de uma nova proposta deve ser ampla e, nesse contexto, orientou os jovens a atuarem nos seus respectivos Estados. E o vice-presidente Administrativo, Virgílio Augusto Sales Araripe, sugeriu que eles aproveitem a oportunidade para disseminar o trabalho e a importância da Rede Federal para a educação brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

Carta dos(as) estudantes brasileiros(as) em defesa dos Institutos Federais 

 

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

 

 

Please publish modules in offcanvas position.