“Inclusão – uma receita para o sucesso” é o tema da conferência anual do Colleges and Institutes Canada (CICan, na sigla em inglês) que teve início nesse domingo, 5/5, na cidade de Niagara Falls (Cataratas do Niágara), localizada na província de Ontário, centro-leste do Canadá.
Representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no evento, o coordenador da Câmara de Relações Internacionais do colegiado, Jefferson Manhães, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), cumpre uma agenda de reuniões e visitas técnicas nesta semana.
“Destaco que a inclusão, tema que norteia o evento, tem identidade com as práticas educativas da Rede Federal. Estamos participando de discussões de extrema relevância e muito sintonizadas com as demandas de nossas instituições como, por exemplo, discussões e iniciativas sobre como preparar os IFs para atrair e manter os estudantes do futuro. A presença do Conif neste congresso engrandece o diálogo entre o Brasil e o Canadá”, afirmou.
Dentre as principais palestras programadas, Manhães já acompanhou as apresentações da ativista pelos direitos civis Tarana Burke, cujo trabalho é voltado à justiça social e apoio àqueles que sofreram traumas sexuais ou assédio, e de Luke Anderson, fundador da StopGap, empresa que produz rampas de acesso, chamando atenção para uma sociedade mais inclusiva.
Jefferson também participou das exposições: Is your Institution more like Sears or Amazon? – que abordou como as instituições estão se preparando para as demandas dos estudantes do futuro; The role of VET in Co-creating “Skills Ecosystems” for Innovation, Social-inclusion and Sustainability” – sobre a importância de a educação profissional estar na vanguarda das mudanças no que se refere ao mundo globalizado, tecnológico e digital; Internationalizing Post-Secondary Education – sobre uma ferramenta que internacionaliza a entrega do currículo e oferece aos alunos uma experiência imersiva sem viajar; e International Perspectives on Inclusion and Future of Work – que tratou de práticas inclusivas de sucesso nos Estados Unidos, Europa e Nova Zelândia.
Nos próximos dias, o representante do Conif tem visitas previstas ao Niagara College Canada e Seneca College of Applied Arts and Technology, ambas instituições trabalham com o mesmo escopo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A conferência anual do Colleges and Institutes Canada, que vai até 7 de maio, reúne líderes de educação de todo o mundo com o intuito de trocar conhecimento, compartilhar boas práticas e oportunizar cooperações.
CICan – É um dos parceiros mais sólidos do Conif. Além de apoiar a mobilidade de docentes e estudantes, a instituição contribuiu com a elaboração do Programa Mulheres Mil e com a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede CERTIFIC).
O trabalho entre o Conif e o CICan tem como foco o desenvolvimento de parcerias com países que sejam referência em Educação Profissional e Tecnológica, a partir de princípios similares aos brasileiros e baseando-se em uma cooperação horizontal.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204