Conif participa de reunião do Enlaces pela primeira vez

A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Fernandes, representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na reunião do Espaço Latino Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces, na sigla em espanhol), que ocorreu nessa quarta-feira, 22/5, na Universidade de Brasília (UnB).

O Conselho passou a fazer parte do grupo que acompanhará a execução do Plano de Ação 2018-2028 da III Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (CRES 2018). O documento foi discutido durante seminário promovido pelo Conif, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) nessa terça-feira, 21/5, em Brasília.

A reunião do Enlaces foi conduzida por Álvaro Maglia, secretário executivo da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Maglia lembrou do contexto atual das universidades federais brasileiras, da importância de representantes de outros países acompanharem o cenário dessas instituições e, ainda, da oportunidade de exposição e debates de questões fundamentais ligadas à educação superior.

Na ocasião, o coordenador da CRES, Francisco Tamarit, ex-reitor da Universidade de Córdoba, Argentina, destacou a urgência de os colegiados representados no encontro trabalharem no sentido de defender e manter a integração para a cooperação científica-tecnológica Sul-Sul, mobilidade e titulações. Nesse sentido, o Enlaces fortalecerá a comunicação interinstitucional, o compartilhamento de dados e boas práticas e estimulará a assinatura de protocolos e convenções.

Os presentes acataram proposta de Tamarit para a ampliação do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino Americano (PILA), que prevê o intercâmbio de graduandos de universidades argentinas, colombianas e mexicanas, produto de um convênio entre o Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina (CIN), a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) e Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior do México (ANUIES).

Ainda durante a reunião, foram apresentados os resultados do XI Encontro de Redes de Educação Superior, Associações e Conselho de Reitores da América Latina e Caribe, realizado em março deste ano em Lima, Peru, e também os aspectos gerais da II Conferência Geral da Enlaces, prevista para acontecer em 2020, na Universidade de Cartagena, na Colômbia.

Plano de Ação – O documento foi estruturado durante a CRES 2018, realizada de 11 a 15 de junho, em Córdoba, na Argentina, e integrará parte do conteúdo que será apresentado na Conferência Mundial de Educação Superior, em Paris, na França, neste ano.

O Plano de Ação recebeu contribuições do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe (IESALC, sigla em espanhol do organismo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO), associações, redes, conferências de reitores, organizações não governamentais, estudantes e sindicatos.

Eixos principais do documento:

•          Impulsionar o acesso universal, a permanência e a titulação da educação superior com qualidade, associada aos conhecimentos locais e regionais, inclusão social e diversidade, que conduza a uma verdadeira democratização;

•          Promover a articulação da educação superior, ampliar a participação das mulheres e estudantes, construir uma agenda de Ciência e Tecnologia, criar um organismo de fomento, financiamento e promoção de projetos de pesquisa, unir ações dos atuais sistemas virtuais de educação a distância (EaD), dentre outros.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

Please publish modules in offcanvas position.