O secretário executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Alexandre Bahia, participou do encerramento das atividades do Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION, na sigla em inglês), realizado nessa quinta-feira, 23/5, no campus São Luís – Monte Castelo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
No evento, intitulado Demon Day, estudantes da instituição e dos Institutos Federais de Alagoas (Ifal), Amazonas (Ifam), Pernambuco (IFPE) e Rondônia (Ifro), além de universitários da Espanha, Finlândia, Portugal e Uruguai, propuseram soluções para a melhoria do turismo, acesso à água potável e combate à violência contra a mulher enfrentados na capital maranhense e na cidade de Santo Amaro. Durante dez semanas, os jovens receberam orientações baseadas na metodologia do Design Thinking – que busca respostas inteligentes a dificuldades reais com base em princípios como empatia e interatividade.
Segundo Alexandre, que integra a equipe de gestão do projeto, os trabalhos apresentados cumpriram o escopo de ser inovadores e atender aos arranjos produtivos locais em consonância com a essência do modelo de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Os projetos expostos avançam no sentido de tornarem-se economicamente viáveis. O IFMA fez uma excelente articulação com os governos estaduais e municipais e, por isso, representantes de vários órgãos prestigiaram o evento e demonstraram interesse em futuras parcerias”, afirmou.
Um dos projetos consiste em uma plataforma que conecta vítimas de violência doméstica, instituições de amparo e empresas. O “Chance Mulher” tem dentre as principais características a confiabilidade de dados e privacidade de usuários. O aplicativo pretende ajudar mulheres a conquistar a independência financeira, e dessa forma reagir a situação de risco dentro do próprio lar.
LAPASSION – Com o intuito de transferir para a América Latina a boa prática desenvolvida na Europa, as atividades do projeto foram iniciadas em abril de 2018, com a participação de estudantes dos institutos federais. Além do incentivo para desenvolver pesquisas, os jovens podem fazer estágios.
Em fevereiro deste ano, durante a 92ª Reunião Ordinária do Conif, os dirigentes da Rede receberam o professor-coordenador do Instituto Politécnico do Porto (IPP), de Portugal, Carlos Ramos, que anunciou a intenção de expandir o projeto.
Hoje, os parceiros brasileiros do LAPASSION são o Conif e os Institutos Federais do Amazonas (Ifam), do Maranhão (IFMA), de Goiás (IFG), do Triângulo Mineiro (IFTM) e Sul-rio-grandense (IFSul).
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204