O reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Uberlando Tiburtino Leite, representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no Seminário Nacional da Associação Universidades em Rede (UniRede) que começou nesta terça-feira, 4/6, no auditório do edifício-sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) da Universidade de Brasília (UnB).
Uberlando integrou a mesa de abertura do evento que, na edição de 2019, promoverá uma série de debates a partir da temática “Políticas Públicas para o desenvolvimento científico e tecnológico da EaD no Brasil”. “A Educação a Distância está em fase de institucionalização na Rede Federal. Sabemos que atualmente essa modalidade enfrenta desafios significativos, porém, tem oportunidades diversas. O Conif e nossas instituições estão à disposição para colaborar com a UniRede”, declarou.
Citando Rondônia como exemplo, o dirigente disse que a EaD é uma alternativa para cobrir gargalos no que diz respeito à educação no Estado e nas demais regiões do Brasil. “O IFRO possui nove unidades presenciais e mais uma em fase de implantação e, mesmo com as demais instituições públicas e privadas, o ensino não chega a todas as localidades e não alcança toda a população”, acrescentou.
O presidente da UniRede, Alexandre Martins dos Anjos, reiterou a importância de contar com a representação e parceria do Conif, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). “O momento é oportuno para debatermos a educação pública em seu sentido amplo e fazermos a convergência com essas entidades”, manifestou Alexandre.
Nesta quarta-feira, 5/6, na parte da manhã, a professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Vanessa Battestin representará a Câmara de Ensino do Conselho na mesa intitulada “Experiências, desafios e dificuldades para a institucionalização da EaD no setor público brasileiro”. E, a partir das 14h, o reitor Uberlando Tiburtino Leite será um dos debatedores do tema “Perspectivas, desafios e políticas para a Educação a Distância Pública Brasileira”.
Na quinta-feira, 6/6, a partir 9h, será realizada uma audiência pública sobre políticas para a EaD na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Também fizeram parte da mesa de abertura: Luiz Alberto Rocha de Lira (Diretoria de EaD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes); Welinton Baxto (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres do MEC); senador Flavio Arns (PR); deputada Rosa Neide Sandes de Almeida (MT); Letícia Lopes Leite (UnB) e Marcus Tomasi, reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Seminário – Esta edição tem como objetivo promover, incentivar, divulgar e proporcionar discussões sobre a Educação a Distância entre as instituições públicas de ensino superior associadas à UniRede e contribuir para o desenvolvimento político, científico e tecnológico da Educação no Brasil com ênfase no ensino híbrido ou mediado pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) e nas modalidades e práticas de Educação Aberta e a Distância.
UniRede – Criada em 1999, a UniRede congrega e representa instituições públicas (universidades federais e estaduais, e instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica) com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da EaD, contribuindo assim com a pesquisa, produção e difusão do conhecimento científico.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204