Nesta quarta-feira, 5/6, o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bregagnoli, reuniu-se com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia, em Brasília.
No encontro, em que Bregagnoli apresentou o trabalho desenvolvido pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, o titular da Capes demonstrou interesse em dialogar com o Pleno do colegiado. A previsão é que a agenda ocorra durante a 97ª Reunião Ordinária, a ser realizada de 13 a 15 de agosto, no Rio de Janeiro.
O presidente da Capes fez uma série de perguntas relacionadas à estrutura e o modelo de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, elogiando o resultado conquistado em 2015 no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e a relação aluno por professor alcançada pelas instituições.
Depois de conhecer detalhes sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Anderson Ribeiro Correia disse que a iniciativa se insere hoje em uma tendência internacional de valorização do mestrado profissional para aprofundamento dos conhecimentos da graduação.
O vice-presidente de Relações Institucionais do Conif ressaltou que o diálogo é imprescindível para que os projetos da Rede Federal estejam em consonância com as novas diretrizes da Capes nos âmbitos nacional e internacional. “Foi importante mostrar que as nossas instituições têm rápida capacidade de resposta no que tange aos cursos ofertados à sociedade. Acertamos em 80% na distribuição de cursos técnicos no Brasil e todos relacionados aos arranjos produtivos de cada região do País”, declarou Marcelo Bregagnoli.
Também participaram da reunião, pelo Conif, a assessora Parlamentar, Fernanda Torres, e o coordenador de Relações Internacionais, João Paulo Rotelli. Da parte da Capes, a diretora de Avaliação, Sônia Baó, e a diretora de Programas e Bolsas no País, Zena Martins.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204