O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmaram acordo de cooperação com o intuito de democratizar e ampliar o acesso de estudantes e produtores rurais a pesquisas, publicações e tecnologias. A parceria foi formalizada durante a 97ª Reunião Ordinária do Pleno, em julho de 2019.
Para a Rede Federal, a parceria é estratégica, segundo análise do presidente do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva. “A Embrapa tem um acervo de conteúdo significativo, com livros, vídeos e pesquisas, por exemplo. Todo esse material irá complementar o que é ensinado dentro de nossas instituições”, disse. “Esse é só o começo da parceria. É um grande momento para as duas entidades e para o desenvolvimento da cultura agrícola no Brasil”, concluiu.
Durante sua fala ao Pleno do Conif, o diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber de Oliveira Soares, destacou a capilaridade da Rede Federal e ressaltou que o propósito central da parceria é a união de agendas e esforços para levar conhecimento tecnológico e transformação para o meio rural brasileiro. “As instituições da Rede Federal chegam a muitas regiões que não conseguimos ir e podem nos ajudar a difundir o conhecimento a quem de fato precisa. Os 42 centros de pesquisa da Embrapa estão à disposição”.
Além do acesso às plataformas de conhecimento da Embrapa, os estudantes e professores da Rede Federal também poderão conhecer e estudar quase 200 espécies vegetais que foram melhoradas geneticamente. Com materiais disponibilizados pela Empresa, a parceria prevê ainda a instalação de dez Unidades de Referência Tecnológica nas instituições associadas ao Conif. Os espaços serão espalhados pelo País e vão atender diferentes institutos federais.
As plataformas são:
• Repositório Acesso Livre à Informação Científica – mais de 76 mil documentos, entre artigos científicos, teses, dissertações e capítulos de livros de autoria de pesquisadores;
• Repositório de Informação Tecnológica – mais de 36 mil publicações, entre livros, cartilhas, fôlderes, comunicados e circulares técnicas, áudios e vídeos;
• Estante Virtual das Minibibliotecas – disponibiliza, em acervo regionalizado, cerca de 120 títulos de livros e cartilhas pertencentes às principais coleções editadas pela Embrapa, além de vídeos do programa Dia de Campo na TV e áudios do programa Prosa Rural.
(Matéria atualizada em 10/1/2020 - 16:05)
Marcus Fogaça
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230
Foto: Comunicação IFNMG