Os 27 estudantes que representarão o Brasil durante dois anos no Mercosul, sediado em Montevidéu, Uruguai, e em outros eventos nacionais e internacionais foram selecionados pelo programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Do total de jovens, 11 são da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Os futuros protagonistas foram escolhidos depois da apresentação e seleção de projetos, confirmação de candidaturas e eleição nacional. Além de retratar suas respectivas realidades nos trabalhos, eles propuseram ações para despertar a participação dos jovens no ambiente escolar.
Os selecionados participaram do curso de formação da 5ª edição do Parlamento Juvenil do Mercosul 2018-2020, neste mês, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. A estudante Giselly Correa Barata, do Instituto Federal do Pará (IFPA), foi eleita presidente da delegação brasileira.
O projeto "Incluir para permanecer", elaborado pela jovem com orientação do professor Arthur Boscariol, foi selecionado pelo PJM e aborda os temas: evasão, reprovação e retenção dentro do IFPA. “Propusemos uma série de medidas em prol da colaboração e inclusão educativa dos discentes com mais dificuldades”, explicou Giselly.
Sobre ter sido escolhida como presidente da delegação brasileira, ela afirma: “fiquei extremamente feliz e ciente da minha responsabilidade. Representar a delegação brasileira é uma honra que os outros parlamentares me concederam, por isso, buscarei representá-la com muito empenho e excelência.”
Com a experiência, a estudante espera contribuir com o desenvolvimento do ensino público brasileiro. Ela destaca a importância da instituição na sua formação. “O instituto abriu meus horizontes e desde que entrei, em 2017, passei a enxergar o mundo de forma diferente. Aos meus colegas, professores, servidores e terceirizados digo: essa conquista é nossa! Tenho orgulho de fazer parte da Rede Federal e a defenderei aonde for”, complementou.
Confira os demais estudantes da Rede selecionados pelo Programa:
- Eduardo Leal Munaldi – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – “Roda de convivência como mudança de mundo!”;
- Francisco Hermeson de Souza Gomes – Instituto Federal do Ceará (IFCE) – “Metamorfose juvenil: Um caminho a seguir no mercado de trabalho”;
- João Paulo Balbino da Silva – Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – “Alô, Direção! Aplicativo para mobile: Comunicação entre discente e gestão escolar”;
- João Antonio Lorençone – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – “Multiplicadores de ações de leitura no IFMS-Naviraí”;
- Elias da Silva Vasco Junior – Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – “Participação nas escolas públicas através de fóruns”;
- Lucas Brito Meira – Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – “Estratégias educacionais para a atuação cidadã na juventude”;
- Cássia Coelho Rodrigues – Instituto Federal do Piauí (IFPI) – “Os papeis desempenhados pelo corpo escolar no desenvolvimento do diálogo a respeito da inclusão no IFPI”;
- Juliana Andrade Lessa – Colégio Pedro II (CPII) – “Inclusão Educativa dos Jovens Negros”;
- Vinicius Franke da Silva – Instituto Federal Catarinense (IFC) – “Portal de Oportunidades: Uma janela de solidariedade para jovens em busca do primeiro emprego”;
- José Martins Filho Neto – Instituto Federal de Sergipe (IFS) – “Reconhecendo a identidade”.
Parlamento Juvenil do Mercosul – O PJM é uma iniciativa da Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). Os encontros são realizados na sede do Mercosul em Montevidéu, em uma data que coincida com a reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul). O encontro deste ano está previsto para outubro.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
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