“Conheci diversas tecnologias de ponta que provavelmente nunca teria visto em outro país. Muitas delas mostraram o que o futuro nos reserva, e consequentemente, quais áreas e especializações terão maior importância daqui a alguns anos. Com isso já posso me preparar”. A afirmação é do estudante do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) João Pedro de Rossi Tambasco Calazans. Ele e Rodolfo Ávila de Carvalho, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), retornaram nesta semana ao Brasil depois de duas semanas na China.
Eles participaram do programa Seeds for the Future – da empresa chinesa de telecomunicação Huawei, que tem como um de seus parceiros o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além das aulas de chinês e acesso a conhecimentos que despontam no universo da tecnologia, João e Rodolfo visitaram Pequim (capital) e Shenzhen (cidade ao sul país).
Segundo João, do 4º semestre do Curso Superior em Tecnologia em Jogos Digitais do campus Engenheiro Paulo de Fontin, a imersão oportunizou uma quantidade imensurável de informações, apesar da curta duração (duas semanas). “A experiência foi incrível. Conhecemos a cultura das cidades asiáticas, os avanços tecnológicos e tudo aquilo de valor que aprendemos nas aulas de mandarim e telecomunicações”, declarou o jovem de 21 anos.
Rodolfo Ávila de Carvalho considerou a experiência enriquecedora em termos pessoais e profissionais. O estudante do 8º semestre de Engenharia Civil do campus Palmas do IFTO já sabe como aplicará os conhecimentos adquiridos. “Através do contato com as inovações tecnológicas, senti-me inspirado a aplicar soluções como a Internet das Coisas (IoT) para monitoramento, manutenção e obtenção de dados para estudos científicos e obras de infraestrutura e edificações”, afirmou o jovem.
Os estudantes foram selecionados por meio de processo seletivo realizado pela empresa Huawei e o MCTIC, com acompanhamento da Assessoria Internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Missão Brasil-Canadá – Atualmente cinco estudantes da Rede Federal estão no Canadá participando do Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil 2019-2020 (CBSP, sigla em inglês).
Os jovens são: Ingrid Antonello Vitalino (IFMT), Michel Talisson Gomes Lira (Ifro), Larissa de Sousa Moreira Gusmão (IFPB), Victor Picinini Lengler (IFFar) e Gustavo Castro Silva Versiani Passos (IFMG).
O plano de estudos do Programa prevê aulas de inglês ou francês, estudos de graduação e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204
.