Nessa segunda-feira, 5/8, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, ao lado do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, acompanhou a aula inaugural das turmas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no campus Cariacica do Ifes.
“Se um governo quiser pensar em uma estratégia nacional, tem que pensar na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. E um dos exemplos disso é o ProfEPT que tem qualidade comprovada por números. O Ministério da Educação (MEC) tem um desafio pela frente para que nossas instituições possam aumentar a oferta e atender a Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE)*. E para nós isso é muito gratificante porque é fruto do trabalho de todos da Rede que mostram sua capacidade de realização”, declarou o presidente do Conselho.
A cerimônia contou com a palestra da professora Maria Ciavatta, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Filosofia e Letras, doutora em Educação e estudiosa da área de trabalho e educação, na qual é uma das referências no País, Ciavatta propôs um olhar crítico sobre a história para a compreensão do presente, destacando que a “história é a produção social da existência” na palestra intitulada "Desafios da educação profissional no século XXI: um olhar histórico para compreender o presente".
Na aula inaugural, o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conif foi representado pelo pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF), Vicente Oliveira. Para o docente, o programa destaca-se no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) devido aos resultados obtidos desde sua implantação.
“O ProfEPT vive um importante momento de afirmação e consolidação. Durante a aula inaugural, o reitor do Ifes anunciou que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC tem interesse em ampliar o programa, disponibilizando, nos próximos quatro anos, mais duas mil vagas para professores estaduais e municipais”, afirmou.
Também participaram do evento o diretor-geral do campus Cariacica, Lodovico Ortlieb Faria; a representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Denise Rocco de Sena; e o coordenador-geral do ProfEPT, Rony Cláudio de Oliveira Freitas.
ProfEPT – A iniciativa tem como objetivo proporcionar formação para os servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e também para os demais profissionais que atuam e/ou pesquisam a Educação Profissional e Tecnológica.
O ProfEPT visa tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
Atualmente o mestrado é ofertado em rede nacional por 40 instituições federais presentes em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.
Números – Na última seleção, o programa contabilizou 48.528 inscritos; atualmente, há 1.221 estudantes cursando o ProfEPT, aos quais os novos 908 alunos se juntam agora. Mais de 70% dos mestrandos são servidores das redes públicas de educação.
Em 2018, foram produzidos pelo corpo docente e discente 465 artigos publicados em periódicos, 299 livros e aproximadamente 620 participações em anais de eventos. O mestrado também lançou o periódico EPT em Revista, com pré-classificação A4 pela Capes.
*Meta 16 do PNE – Formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência do plano, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino
Acesse aqui outras informações sobre o mestrado
Com fotos e informações do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230