O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, abriu oficialmente nessa terça-feira, 13/8, a 98ª Reunião Ordinária do Conselho. O encontro, sediado neste mês pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), ocorreu na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio).
Na oportunidade, Jerônimo destacou que o momento é de reforçar o compromisso das instituições públicas de ensino, de debater assuntos que ajudem na tomada de decisões que fortaleçam toda a Rede Federal. “Vamos debater o presente, a atual conjuntura, a relevância dos diálogos com o Executivo, com o Legislativo e com a sociedade civil”, afirmou o presidente.
Já o reitor do IFRJ, Rafael Almada, agradeceu à Fecomércio pela cessão do espaço e ressaltou a contribuição da entidade para o crescimento do Rio de Janeiro. Almada falou ainda sobre a importância de todas as reuniões do Conif. “O Conselho não tem medido esforços para enfrentar problemas, buscar diálogos e propor soluções”, asseverou.
Na reunião, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, foi representado pelo vereador Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara (PT/RJ). Segundo o vereador, “é motivo de orgulho para o Rio receber o Conif e lembrou que a luta por uma educação de excelência é essencial e dever de todos”.
Também participaram da abertura do encontro, o titular da Secretaria Especial de Turismo do município do Rio de Janeiro, Paulo Jobim filho, o presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florenço Junior, e a diretora regional do SESC-RJ, Regina Pinho.
Assinatura de Convênio – O reitor do IFRJ e o presidente da Fecomércio assinaram um protocolo de intenções entre a instituição e o Serviço Social do Comércio/Administração Regional do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo será a conjugação de esforços para o desenvolvimento de ações visando o fomento de atividades educacionais.
Arte, cultura e educação – Os dirigentes da Rede Federal, além de pró-reitores, diretores-gerais e servidores de campi do IFRJ, acompanharam duas apresentações culturais especialmente preparadas para a ocasião.
A primeira foi do grupo de teatro Vida Viva – um projeto de extensão do campus Arraial do Cabo do IFRJ. Coordenado pela professora Giovânia Costa, o grupo encenou um trecho do musical “Liberdade, Liberdade” dos autores Millôr Fernandes e Flávio Rangel.
Em seguida foi a vez da Camerata de Violões da cidade de Três Rios, com a regência do maestro Felipe Carretiero.
A 98ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) vai até 15/8, quinta-feira.
Com fotos e informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230