O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, participou nessa quarta-feira, 21/8, da 128ª Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília.
O encontro teve como pauta o alinhamento de entendimentos sobre o programa Future-se, além de questões envolvendo recursos para bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Estamos trabalhando por uma aproximação em defesa da educação pública no Brasil”, destacou o presidente do Conif.
João Carlos Salles, presidente da Andifes, ressaltou a importância de as instituições caminharem juntas em assuntos voltados à educação pública e em defesa da pesquisa e inovação. “Precisamos debater, traçar pautas e trabalhar em ações conjuntas para defender a educação e nossas instituições”, ponderou.
Também participaram do encontro a vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif, Flávio Luís Barbosa Nunes, o coordenador da Câmara de Administração do Conif, Charles Okama de Souza, o secretário executivo e a assessora parlamentar do Conif, Alexandre Bahia e Fernanda Torres, respectivamente.
Nota pública – No início desta semana, o Conselho e a Associação assinaram uma nota pública conjunta acerca da nomeação dos gestores eleitos em processos democráticos. Ambos são contrários à nomeação de gestores externos às instituições, mesmo que de forma pro tempore, como ocorre no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), e defendem que seja respeitada a vontade manifestada nas eleições.
Marcus Fogaça
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230