Gestores do Cefet-MG e Ifap são reconduzidos aos cargos

posse marialva flavio mecNessa quarta-feira, 16/10, a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), Marialva Almeida, e o diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Flávio Santos, foram reconduzidos aos respectivos cargos para um novo mandato. Escolhidos democraticamente pela comunidade acadêmica, ambos estão eleitos para o quadriênio 2020-2023.

A solenidade ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e foi conduzida pelo ministro Abraham Weintraub. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau, e o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo da Silva Rodrigues, estiveram presentes no evento, que também recebeu senadores e deputados federais e estaduais.

Em seu pronunciamento, o ministro ressaltou as especificidades regionais com as quais o Ifap se relaciona no Estado do Amapá e disse estar ciente do desempenho do Cefet-MG. Para ele, ambos têm um grande potencial social e econômico no desenvolvimento local.

Marialva, agora em seu segundo mandato, destacou que o instituto contribui para a conquista de avanços. “Em todas as direções que você olhar no Estado verá uma ação do Ifap. Estamos construindo oportunidades”, afirmou a reitora que ainda mencionou o isolamento educacional que o Amapá viveu por anos. “A Rede Federal chegou lá com um atraso de cem anos. A minha geração foi a primeira que não precisou ir estudar fora. O amapaense agora pode se especializar no estado. Hoje muitos saem do Ensino Médio com uma profissão”.

A conexão com as formações do futuro, a ligação da educação profissional com o ensino médio e o fortalecimento da pós-graduação deram o tom do discurso de posse do diretor-geral do Cefet-MG, que assume o posto pela quarta vez, não seguida. “O Cefet-MG é uma instituição de 110 anos, que aprendeu com os desafios que passou e se tornou mais eficiente”, disse Flávio Santos.

Na cerimônia, também foi empossado o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes.

posse marialva ifapMarialva Almeida – Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Na rede pública de ensino, atuou das séries iniciais da educação infantil à pós-graduação. Em 2006 e 2007, lecionou no Instituto Federal do Pará (IFPA), quando passou a integrar a equipe de implantação do Ifap. Em março de 2011, assumiu a Pró-Reitoria de Extensão. De 2012 a 2014, foi eleita coordenadora da região Norte do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext). Foi responsável pela implantação local de programas federais como o Mulheres Mil e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em junho de 2014, assumiu a direção-geral do campus Macapá. Vencedora do primeiro processo eleitoral do Ifap, assumiu a Reitoria em 2015.

posse flavio cefet mgFlávio Santos – Engenheiro Civil e mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado sanduíche na Universidade de Edimburgo. Foi visitante na École Nationale Supérieure d'Arts et Métiers, onde desenvolveu projeto na área de Construção e Meio Ambiente. É diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), onde leciona nos cursos de graduação e mestrado em Engenharia.

 

Foto: Gabriel Jabur-MEC

Marcus Fogaça

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

Please publish modules in offcanvas position.