Recém-empossada, reitora do IFBA fala sobre os planos de gestão

Luzia Matos Mota, que assumiu o cargo de reitora no início deste mês, estará à frente do Instituto Federal da Bahia (IFBA) até 2023. Atualmente, a instituição contabiliza mais de 36 mil alunos e atua como um importante agente transformador naquele que é considerado o maior estado da Região Nordeste do Brasil.

Em seu discurso de posse, proferido em cerimônia realizada na Reitoria do IFBA, em Salvador, no dia 10/1, ela destacou: “assumo o cargo com muito orgulho e, sobretudo, consciente da responsabilidade e distinção que recebi da comunidade acadêmica e da sociedade.”

Diálogo com a comunidade, foco na permanência e êxitos dos estudantes e descentralização da gestão são alguns dos pontos de destaque do projeto que a dirigente pretende colocar em prática junto com os cinco pró-reitores e 16 diretores-gerais de campi, também recentemente empossados, professores e técnico-administrativos.

“Contamos com o Polo de Inovação de Equipamentos médicos que tem uma trajetória excelente, e a nova gestão objetiva fortalecer isso. A intenção é delinear novos rumos de pesquisa”, acrescentou Luzia – a segunda mulher a dirigir o IFBA.

O decreto de nomeação foi publicado no dia 24 de dezembro de 2019, mas a história de Luzia com o Instituto Federal da Bahia teve início bem antes da data. A reitora é egressa da instituição. “A educação profissional e a Rede Federal fazem parte de uma política pública que tocou e transformou a minha vida. Todos os dias, a minha disposição é fazer com que essa política atinja cada vez mais estudantes, particularmente, a população mais pobre, a classe trabalhadora. A transformação que a Rede Federal promove não é individual, é um projeto de nação”, declarou.

1ª Reunião Extraordinária do Conif – Nesta semana, a reitora do IFBA, bem como as reitoras que, no fim de 2019 tomaram posse – Deborah Santesso, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e Elaine Cassiano, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) –, participaram pela primeira vez da reunião do Conselho.

O próximo encontro do colegiado está marcado para o período de 18 a 20 de fevereiro, em Brasília.

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

 

Please publish modules in offcanvas position.