Deputado Professor Israel inaugura rodada de discussões do Conif com o Parlamento

CNF 0244Nesta terça-feira, 10/3, teve início a 104ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O primeiro convidado do Pleno foi o professor Israel – deputado federal do Distrito Federal, que é membro da Comissão de Educação e da Frente Parlamentar Mista da Educação da Câmara dos Deputados. Tal ação iniciou uma série de diálogos com parlamentares no âmbito do Conselho.

O congressista explicou a atuação dos órgãos e elencou uma série de assuntos que serão prioridade para ambos. “Estamos vivento um momento decisivo da vida nacional, por isso todos os debates são importantes. Os membros da Frente não veem urgência que justifique a Medida Provisória (MPV) nº 914/2019, que altera o processo de escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino. Esse é nosso ponto de defesa. A temática não deve ser tratada com pressa alegada pelo governo. As instituições atingidas pela MP estão funcionando muito bem”, declarou o congressista.

O professor Israel acrescentou que a Frente Parlamentar Mista da Educação também vai trabalhar em prol do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 24/19, que prevê a exclusão de despesas de instituições federais de ensino da base de cálculo e dos limites individualizados para as despesas primárias – imposição posta pela EC 95/2016, denominada emenda constitucional do teto dos gastos públicos; e da criação de um Sistema Nacional de Educação, dentre outros.

Na oportunidade, o presidente do Conif, Jadir Jose Pela, apresentou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No âmbito da MPV 914, Jadir reiterou que o Conselho e a Rede trabalharão para manter os avanços conquistados há 110 anos pelas instituições dedicadas à educação profissional no Brasil, principalmente, aqueles obtidos com a lei de criação dos institutos federais (nº 11.892/2008).

Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230

Please publish modules in offcanvas position.