Enade entra na pauta da reunião do Conif

CNF 0781O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um instrumento importante para avaliar cursos universitários. Criado em 2004, o Exame inicia – a partir de 2020 – um ciclo de avaliações e aperfeiçoamentos, trabalho que é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta quarta-feira, 11/3, os dirigentes reunidos na 104ª Reunião Ordinária do Conif tiveram a oportunidade de conhecer algumas propostas de alteração do exame, bem como questões pertinentes à prova, ao comprometimento dos estudantes e, ainda, os indicadores de qualidade da educação superior.

Dentre as sugestões, encontram-se em análise: as alterações no procedimento de enquadramento dos cursos (a vigorar partir da edição de 2020) e na data de aplicação do Exame (a vigorar a partir da edição de 2021).

O presidente do Conselho, Jadir Jose Pela, ressaltou a importância de o Pleno discutir um assunto que é de extrema importância para a Rede Federal. “Pelo nível do debate que vimos hoje, esse trabalho que está sendo feito pelo Inep tem uma relação muito forte com a atuação da rede. Nós queremos dialogar e produzir um documento mais efetivo sobre o Enade e também no que diz respeito aos Indicadores de Qualidade do Ensino Superior no Brasil”, categorizou Jadir.

O documento “Enade e Indicadores da Educação Superior” foi exposto pelos coordenadores da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep: Ulysses Teixeira, Fernanda Marsaro e Tarcísio Ribeiro. “Nosso objetivo é ouvir lideranças do setor educacional com foco na melhoria do exame”, afirmou Tarcísio.

Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230

Please publish modules in offcanvas position.