Desde o mês de março, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tem deliberado sobre assuntos de relevância da Rede Federal por meio de reuniões virtuais. A decisão foi tomada em função das regras de isolamento impostas pelo atual contexto de enfrentamento à pandemia da Covid-19 (novo coronavírus).
Todas as terças-feiras, a partir das 14 horas, os dirigentes apresentam e debatem temáticas como: medidas emergenciais a serem adotadas pelas instituições da Rede Federal; soluções para minimizar atuais e futuros prejuízos que possam afetar atividades de professores, estudantes e demais servidores. Eles abordam, ainda, as boas práticas que estão sendo executadas e divulgadas em prol dos profissionais de saúde e da população brasileira no cenário epidêmico.
Dessa forma, o Pleno permanece atento às demandas das instituições e da comunidade acadêmica, mantendo o espírito de atuação em rede, bem como o trabalho de articulação política em defesa de projetos que amenizem a situação de calamidade ora posta.
O Projeto de Lei (PL) nº 813/2020, que é apoiado pelo colegiado, figurou em uma das pautas. A proposta dispõe sobre a manutenção do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) em situações de pandemia, doenças infectocontagiosas ou outras situações emergenciais. O PL é de autoria dos parlamentares Professora Rosa Neide (MT), Maria do Rosário (RS), Margarida Salomão (MG), Waldenor Pereira (BA), Danilo Cabral (PE), dentre outros.
Com a continuidade dos encontros, mesmo que a distância, o Conif reitera seu compromisso com a sociedade, debatendo, esclarecendo e informando a destinação dos investimentos destinados à Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ademais, o Conselho segue empenhado na preservação da educação pública, gratuita e de excelência.
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230