Diante do cenário econômico e do distanciamento social gerado pela pandemia do Coronavírus, o Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), está focado na ampliação da oferta de cursos de formação profissional a distância, com a perspectiva de disponibilizar 120 mil novas vagas até o final do próximo mês.
Somente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, já foram fomentadas a criação de 68.890 vagas, a partir do investimento de R$ 27 milhões do MEC, além de recursos de contrapartida das instituições.
Entre as iniciativas para prosseguir com o fomento dos cursos neste período, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) encaminhou às instituições da Rede Federal o ofício circular nº 57/2020, o qual estabelece condições para novas pactuações para oferta de vagas. Segundo o documento, o envio de propostas se encerra em 1º de junho e os cursos devem se iniciar em 30 de junho.
Para divulgar a ação, o MEC preparou uma campanha publicitária de utilidade pública, que será veiculada nacionalmente em emissoras de televisão até o próximo mês. Além disso, foi disponibilizada uma ferramenta, que permite a busca de cursos das diferentes instituições parceiras com processos seletivos abertos.
Os cursos já ofertados em abril e maio tiveram bastante demanda. “A alta procura em vários cursos indica que estamos na direção certa, atendendo a uma necessidade da população”, pondera o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Culau. Além das instituições da Rede Federal, participam da oferta de vagas instituições estaduais e municipais que atuam em Educação Profissional e Tecnológica.
Com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC)
Imagem - Conif
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230