O Tecnológico de Antioquia - Institución Universitária (TdeA), localizado em Medellín, Colômbia, divulgou na quarta-feira, 3 de junho de 2020, o resultado da convocatória para realização de cursos conjuntos da qual participaram docentes de diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Das propostas apresentadas pela Rede Federal para o desenvolvimento de cursos conjuntos virtuais, foram selecionadas doze, de seis instituições da Rede Federal. Os Institutos Federais do Amazonas (IFAM), da Bahia (IFBA), de Mato Grosso (IFMT), do Rio de Janeiro (IFRJ), de São Paulo (IFSP) e Farroupilha (IFFar) foram contemplados.
A partir da semana que vem, os professores brasileiros e colombianos que irão trabalhar juntos, participarão de reuniões mediadas pela Diretoria de Internacionalização do TdeA.
O objetivo dos encontros é que os profissionais se conheçam e se familiarizem com a iniciativa, que pretende trazer a experiência internacional para dentro dos campi, ampliando as possibilidades de que a comunidade acadêmica desenvolva habilidades e competências interculturais.
Cursos conjunto – Essa modalidade é baseada no desenvolvimento de uma disciplina em parceria com uma instituição de ensino estrangeira por meio do trabalho colaborativo entre docentes. O curso é estruturado a partir de conteúdos programáticos já existentes que podem ser complementados com a expertise das instituições parceiras.
O objetivo principal é que cada professor (local e estrangeiro) desenvolva parte dos módulos ou temas da disciplina, com respectivos conteúdos e atividades e, através de plataformas virtuais, tudo seja compartilhado entre as instituições. Além disso, espera-se que esses cursos prevejam a realização de atividades que promovam a interação entre estudantes dos países envolvidos.
TdeA – A instituição de ensino superior está localizada na Colômbia, na região de Antioquia (o equivalente a um estado brasileiro). Dentre seus diferenciais, o TdeA destaca-se por oferecer cursos de graduação, tecnológicos e de pós-graduação, para estudantes de baixa renda do País. Hoje, o corpo discente institucional alcança 11.500 alunos.
Durante missão à Colômbia, em fevereiro deste ano, representantes do Conif e do Tecnológico de Antioquia – Institucíon Universitária se reuniram para discutir possibilidades de cooperação em diversas áreas. O convite para participar dessa iniciativa é decorrente desse esforço de aproximação.
Bárbara Bomfim
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230