Projeto do MEC vai fomentar a vocação empreendedora das instituições da Rede Federal

anprotec 1O Ministério da Educação (MEC) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) lançaram, nesta quinta-feira (30/7), uma parceria que se propõe a desenvolver ambientes promotores de empreendedorismo e de inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A solenidade virtual contou com a presença do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jadir Jose Pela.

Em seu discurso, Jadir chamou a atenção para a vocação de pesquisa, ensino e extensão das instituições da Rede Federal e frisou que é necessário construir de maneira conjunta mais ambientes de fomento tanto para a inovação quanto para o empreendedorismo. “Esse tema é pauta permanente no Conif. A Rede tem trabalhado em conjunto para desenvolver esses ambientes inovadores e a verticalização do ensino nos dá essa possibilidade”, destacou Jadir.

A proposta da parceria, que acontece no âmbito do programa Novos Caminhos, é qualificar e certificar 42 instituições da Rede Federal para o efetivo planejamento, implementação e operação de ambientes promotores da inovação. A formação será dividida em três etapas, sendo a primeira virtual e de diagnóstico. A etapa seguinte será presencial e realizada em Brasília e terá cinco dias de duração, totalizando 40h. Cada uma das 42 instituições da Rede Federal atendidas poderá indicar até dois representantes para participar de um workshop de qualificação de lideranças em gestão de ambientes de inovação.

A última fase vai ocorrer dentro da instituição de ensino, onde representantes da Anprotec farão um acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos por três dias. “A Anprotec vai estar junto das instituições durante todo o período do convênio. Enxergamos aqui uma oportunidade prática para ajudar o Brasil”, destacou Francisco Saboia, presidente da Anprotec.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Ariosto Culau, ressaltou o papel plural e homogêneo da Rede Federal como um importante pilar para o fomento de empreendedorismo e inovação, criando ambientes maduros capazes de melhorar capacitação dos egressos.

Marcus Fogaça
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230

Please publish modules in offcanvas position.