No dia 17 de setembro, representantes da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Embaixada da França no Brasil se reuniram virtualmente para retomar uma série de tratativas com o intuito de ampliar as ações de cooperação entre instituições dos dois países. A proposta é trabalhar na expansão de atividades do ensino, da pesquisa e da extensão e da inovação.
A Rede Federal e a representação da França já mantêmuma existosa ação de cooperação, o Programa de Leitores Franceses. Estabelecida em 2011, a iniciativa promove o ensino do idioma francê, o intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos e de experiências para a consolidação de uma rede franco-brasileira de Educação Profissional, além de promover a internacionalização das instituições.
Anualmente, é publicado um edital de seleção, que já beneficiou 25 instituições da Rede Federal. Para a Edição de 2021, o Conif consultou a Embaixada sobre a viabilidade de desenvolver ações por meio de ferramentas digitais.
Durante o encontro, a adida de cooperação para a educação, Sra. Maguelone Oliange-Ladsous, pontuou que a liderança do programa será de responsabilidade do France Éducation International, estrutura do Ministério da Educação da França, e que o Conselho seguirá como articulador.
Sobre o incremento de iniciativas interinstitucionais, o representante da Câmara de Relações Internacionais do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues Silva, salientou a importância de que todas as regiões do país sejam contempladas. “A atuação da Embaixada será imprescindível nesse processo. O fortalecimento do ensino do francês aos estudantes da Rede será de fundamental relevância para enriquecimento das ações de cooperação entre as instituições dos dois países”, pontuou Jerônimo.
Cases de sucesso – Ainda na temática de idiomas, a adida de cooperação para o francês, Adriana Davanture , falou sobre o Programa FRANMOBE que tem por objetivo ofertar curso de francês a alunos brasileiros, para capacitá-los em projetos de mobilidade acadêmica nas universidades francesas ou francófonas. Atualmente o Cefet-MG e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participam do piloto do Programa, que poderá ser expandido no próximo ano para outras instituições da Rede.
A criação de um curso desenvolvido na plataforma MOOC (Massive Open On-line Course) para oferta de curso de francês à comunidade acadêmica do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), também teve destaque no encontro. A experiência contou com grande colaboração de uma leitora francesa que esteve na instituição.
Para tirar as propostas de ampliação do papel, o Conif vai aguardar um posicionamento da Embaixada, que deve fazer consultas internas para verificar a possibilidade de implementação das ações apresentadas na reunião. Caso o retorno seja positivo, o Conselho trabalhará em um plano de trabalho com os assessores internacionais, professores de francês, gestores de administração, e de tecnologia da informação.
Marcus Fogaça
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7230