Conif busca ampliação de parcerias entre instituições de educação profissional do Brasil e de Portugal

jadirA criação de uma Rede Brasil-Portugal de Educação Profissional entrou no radar do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Superiores de Portugal (CCISP). As instituições identificaram eixos de colaboração durante a participação do presidente do Conif durante a IPB Engaged Week, realizada nesta quarta-feira (27/1).

O presidente do Conif, Jadir José Pela, fez uma apresentação sobre as principais características e programas da Rede Federal, com destaque para as iniciativas voltadas a promoção da inovação e do empreendedorismo, à exemplo do que ocorre nas 12 Unidades Embrapii e das incubadoras, respectivamente. Pela citou ainda o trabalho conjunto entre Brasil e Portugal para o desenvolvimento do LAPASSION e os acordos interinstitucionais que têm possibilitado a dupla diplomação.

Entre os eixos identificados durante o encontro estão os projetos que impulsionam a inovação tecnológica, o fortalecimento de ações para inclusão e equidade, a consolidação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como a ampliação de um espaço de diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes dos dois países. “Brasil e Portugal reúnem instituições potentes que devem trabalhar sinergicamente nas perspectivas para a cooperação internacional”, destacou Jadir.

Pedro Dominguinhos, presidente do CCISP, também salientou o êxito das atividades já desenvolvidas no domínio da educação profissional entre os dois países. Sobre as possibilidades para os próximos passos, Dominguinhos citou a co-criação de um programa de empreendedorismo a exemplo do que ocorre no Poliempreende, que é uma atividade da rede de instituições de ensino superior português (Institutos Politécnicos, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades), que surgiu em 2003. Pretende-se ainda fortalecer a internacionalização por meio de ferramentas virtuais.

O IPB Engaged Week está sendo organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), localizado na cidade de Bragança em Portugal e segue até o dia 29 de janeiro. O encontro está focado na afirmação das opções estratégicas da instituição no tocante à formação de pessoas, à promoção da inovação na economia e ao fortalecimento da cooperação internacional como forma de garantir a sustentabilidade e a resiliência das sociedades.

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça

Please publish modules in offcanvas position.