Setec e Conif fazem reunião de alinhamento estratégico

thumbnailA recém empossada Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi recebida pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Wandemberg Venceslau, para um encontro de alinhamento estratégico. A reunião ocorreu, nesta quarta-feira (24/2), na sede da Pasta, em Brasília.

Sônia Regina de Souza Fernandes, presidente do Conselho, destacou a importância do encontro para traçar uma agenda técnica e que tenha como foco o desenvolvimento da Rede Federal e de todos que fazem parte dela. Em sua fala, Sônia voltou a defender a recomposição orçamentária da Rede Federal e a retomada das aulas com segurança sanitária para servidores e estudantes.

Entre os números apresentados pela conselheira estão os aumentos de 30% a 40% nos contratos de limpeza - devido aos procedimentos de sanitização - e de 10% a 15% nos contratos de controle de portaria - considerando medição de temperatura e orientação dos estudantes – como efeitos imediatos no caso de uma retomada presencial.

“A volta às atividades presenciais requer uma série de adequações no orçamento. Esses assuntos estão ligados. Vamos precisar reajustar os contratos com as empresas que fornecem os terceirizados. De acordo com um levantamento realizado pelo Fórum de Planejamento do Conif (Forplan), será necessário para a retomada das aulas na Rede Federal algo entre R$ 96 e R$130 milhões”, ressaltou Sônia Regina.

Wandemberg Venceslau afirmou aos reitores que o MEC está empenhado em melhorar o orçamento da pasta e, consequentemente, da Rede Federal, colocando a Setec disponível para auxiliar a nova gestão do Conif. “O Ministro foi recebido pela presidente da Comissão Mista de Orçamento da Câmara do Deputados, Flávia Arruda. Estamos empenhados na recomposição, mas o cenário não é favorável”, disse.

mec conif

O secretário fez uma breve apresentação ainda dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no âmbito da Setec para o fortalecimento da Rede Federal. “Uma parcela ainda olha para a educação profissional com desconfiança. Estamos atuando para diminuir isso”, pontuou.

Orçamento – O assessor da Comissão Mista de Orçamento, Romero Arruda, foi convidado pela equipe da Setec para participar da reunião. Sua fala teve o intuito de situar os reitores quanto ao andamento da análise e votação do orçamento para 2021 no Congresso Nacional. A tramitação e aprovação do texto deve ser feito até o fim de março, segundo o assessor.

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Foto: Ascom/MEC
Revisão: Fernanda Torres

Please publish modules in offcanvas position.