Conif organiza Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal; Inscrições abertas!

IMG 8598Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal). O encontro é uma ação conjunta entre o Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e de Ensino (FDE), ambos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O encontro será realizado virtualmente nos dias 30 de junho e 1º de julho, a partir das 15h, e as inscrições devem ser feitas no endereço https://www.even3.com.br/senceredefederal2021. Podem se inscrever servidores, estudantes e comunidade externa, como representantes de instituições de ensino, organizações sociais, empresas e demais interessados.

A programação conta com a Mesa-redonda “Curricularização da Extensão: possibilidades e desafios” e painel de experiências dos cursos de graduação nos eixos “Desenvolvimento educacional e social”, “Gestão e negócios”, “Infraestrutura e Ambiente/Saúde”, “Informação e comunicação” e “Recursos naturais e Produção Alimentícia” (veja a programação completa abaixo).

PROGRAMAÇÃO:

30 de junho

15h às 15h30 – Cerimônia de abertura;

15h30 às 16h – Momento artístico-cultural;

16h às 17h – Mesa redonda: Curricularização da Extensão: possibilidades e desafios

17h às 19h – Grupos de Trabalho: Painel 1 - Desenvolvimento Educacional e Social, Painel 2 – Gestão e Negócios e Painel 3 – Infraestrutura e Ambiente/Saúde

1º de julho

15h às 17h – Painel 4 – Gestão e Negócios, Painel 5 – Informação e Comunicação e Painel 6 – Recursos Naturais / Produção Alimentícia e

17h às 19h – Cerimônia de encerramento: compilação dos relatos de experiências

19h – Momento artístico-cultural;

O evento foi motivado, de acordo com o coordenador do Forproext, Ruy de Aguiar Araújo, pela necessidade de indução de espaços de debates mais integrados e sinérgicos entre as instituições da Rede Federal, no contexto do processo de institucionalização da Curricularização da Extensão, que envolvam estratégias, ferramentas e experiências vivenciadas em cada Instituição, no âmbito dos cursos de graduação.

“Será um momento ímpar para a troca de experiência entre as instituições da Rede Federal, haja vista que ao final do evento, a Comissão Organizadora produzirá um documento referencial contendo diretrizes atualizadas no que se refere ao processo de implementação da curricularização da extensão”, explica Ruy, que também é pró-reitor de Extensão e Cultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Obrigatoriedade – Em 2018, a Resolução 07 do Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as bases para a curricularização da Extensão em cursos de graduação em todo o país. O documento define que, até dezembro de 2021, 10% da carga horária total dos cursos de graduação no Brasil deveria ser dedicada a atividades de Extensão, com previsão nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o prazo foi prorrogado até dezembro de 2022.

  

Assessoria de Comunicação do Conif
Foto: Arquivo/IFRR

Com informações do IFSC

Please publish modules in offcanvas position.