12 instituições da Rede Federal vão aderir ao Programa Português como Língua Adicional (PLA)

placas fotovoltaicas campus passosDoze instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram selecionadas na chamada pública de adesão e implementação do Programa Português como Língua Adicional (PLA). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (30/7). O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas.

A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif (Forinter), a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos IFSULDEMINAS e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Para dar o caráter de pluralidade, que é uma marca registrada das instituições, um grupo de trabalho foi constituído ainda em 2020 para discutir diretrizes e ações para ampliação das ações da Rede Federal para atendimento da demanda.

O curso é voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização e tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais. A lista com as instituições selecionadas está disponível abaixo:

Sequência

Instituição

1

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

2

Instituto Federal de Brasília

3

Instituto Federal de Pernambuco

4

Instituto Federal de Mato Grosso

5

Instituto Federal do Amapá

6

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

7

Instituto Federal do Ceará

8

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

9

Instituto Federal do Rio Grande do Sul

10

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

11

Instituto Federal de Roraima

12

Instituto Federal de São Paulo

O PLA em Rede é um curso online de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana. A previsão é que os cursos de português tenham início em agosto de 2021 e a seleção dos estudantes seja feita diretamente pelas instituições que optarem pela oferta em seus campi. O programa foi lançado na quarta-feira (5/5) em uma solenidade on-line e teve a participação de assessores de Relações Internacionais, reitores e outros servidores interessados no tema. 

Eventuais dúvidas poderão ser solucionadas por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assessoria de Comunicação do Conif

Please publish modules in offcanvas position.