PLA terá aula inaugural transmitida ao vivo

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) vai transmitir a aula inaugural do Programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede, na quarta-feira, 18 de agosto, às 19h (horário de Brasília). O encontro será realizado por meio da plataforma Zoom (https://bit.ly/3fOnC8x) e também será exibido no canal oficial do Conselho, no YouTube.

Ofertado 100%  por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), a formação terá 250 horas e será dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova turma a cada semana. A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif (Forinter), a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e do Rio de Janeiro (IFRJ).

Em maio de 2021, o Conif publicou uma chamada pública para a adesão e implementação do PLA em Rede, que resultou na seleção de 12 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a oferta do curso, que tem como foco, estudantes estrangeiros de instituições que mantenham ou tenham interesse no estabelecimento de parcerias com a Rede Federal.

As instituições interessadas em participar do PLA em Rede tiveram que observar alguns critérios como a designação de um servidor para coordenar o curso, outro para coordenar a plataforma de estudo e um tutor para cada 20 estudantes, limitado ao máximo de 60 estudantes por instituição. O IFSULDEMINAS é o responsável pela operação do programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas.

Foram ofertadas mais de 500 vagas para parceiros internacionais das intuições da Rede Federal e do Conif. “A iniciativa responde à demanda de diversos parceiros internacionais da Rede, que destacam a comunicação em língua portuguesa como um desafio para o estabelecimento de parcerias com as instituições brasileiras. Desse modo, o estabelecimento de um programa de ensino de português, de forma virtual e em rede, visa fortalecer ações em curso e pavimentar caminhos para novos projetos com parceiros de diferentes países”, destaca Ana Carolina Oliveira, assessora de relações internacionais do Conif.

Assessoria de Comunicação do Conif

Please publish modules in offcanvas position.