Embaixada da França reformula o Programa de Leitores de Francês e abre novo edital de seleção

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) irá selecionar quatro instituições para aderir à edição 2022 do Programa de Mobilidade de Assistentes de Francês, organizado pela Embaixada da França no Brasil. Trata-se da reformulação do antigo Programa de Leitores de Francês, que havia sido paralisado devido à pandemia de COVID-19.

As inscrições serão feitas por meio de formulário virtual e serão encerradas no dia 1º de setembro. A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico no dia 3 do mesmo mês. Para participar, os interessados devem ficar atentos às regras previstas no Edital CONIF/AI nº 08, que foi publicado nessa quinta-feira (19/8). Após a seleção, as instituições deverão apresentar um plano de trabalho para o período de estadia do assistente.

As atividades serão desenvolvidas em parceria com o France Education International, agência do Ministério de Educação Nacional da França. O programa consiste no recebimento de franceses que detenham uma pós-graduação para realização de atividades de cunho pedagógico, cultural, linguístico e de cooperação internacional durante o ano escolar (março a dezembro).

Durante o período de mobilidade, que se estenderá de março a dezembro de 2022, os assistentes de francês ficarão disponíveis 18 horas semanais para as atividades nas instituições receptoras e serão remunerados por meio de bolsa. Todas as responsabilidades dos envolvidos (Embaixada da França, instituição brasileira e assistente) estão especificadas no edital.

Leitores de Francês - Criado em 2011, o programa incentiva o ensino de idiomas, o intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos e experiências para a consolidação de uma rede franco-brasileira de educação profissional, além de promover a internacionalização das instituições da Rede Federal. Diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participam com grande êxito do programa.

Cronograma:

ATIVIDADES

DATAS E PRAZOS

Prazo final para inscrição

1º de setembro de 2021, às 23h59

(horário de Brasília)

Divulgação da lista de homologação

Até 2 de setembro de 2021, às 14h30

(horário de Brasília)

Prazo para interposição de recursos

24 horas após a divulgação da lista de homologação

Divulgação do resultado final

Até 3 de setembro de 2021

Prazo para envio da proposta de plano de trabalho

20 dias após a divulgação do resultado final

Previsão de início das atividades

Março de 2022

Confirmação do assistente de francês

Novembro de 2022

Acesse o link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/ZNCKj8SZPyGukEey6

O Edital está disponível aqui!

Retificação 1

Modelo de carta de anuencia

Plano de Trabalho

Assessoria de Comunicação do Conif

Please publish modules in offcanvas position.