A World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) lançou, no dia 11 de novembro, sua primeira Declaração Global urgindo todas as instituições de educação técnica-profissional e tecnológica do mundo todo para coordenar uma oferta de educação, treinamento e capacitação que acelere a recuperação econômica e social após a pandemia de Covid-19.
A declaração enfatiza a importância da educação profissional e tecnológica na reconfiguração econômica, garantindo que os conhecimentos, habilidades e competências para essa reconstrução estejam no horizonte global pós-pandêmico. O texto sugere seis áreas prioritárias para adaptação dos sistemas de educação profissional e tecnológica dos países, bem como dez recomendações para provedores educacionais, governos e outros atores envolvidos.
O documento foi lançado no Congresso Internacional de EPT da TKNIKA, instituição localizada em San Sebastián, no País Basco, Espanha, pela presidenta da WFCP, Dawn Ward, e distribuído para mais de mil profissionais da educação profissional e tecnológica de diferentes países. Além disso, o material ficará disponível no endereço wfcp.org/global-statement.
A presidenta da instituição afirmou que “a Covid-19 criou disrupturas no mundo que impactou quase todos os aspectos da vida de todos e levou à perda de um número significativo de vidas”. “A devastação, no entanto, não foi somente relacionada à saúde. Economias foram profundamente impactadas. A educação profissional e tecnológica pode ajudar a enfrentar e reverter esse impacto, tornando-se um elemento que possibilite e direcione para uma prosperidade de longo prazo”, disse.
O Conif foi representado pelo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e vice-presidente de relações institucionais, Jefferson Manhães de Azevedo, que destacou a transformação dos projetos pedagógicos, da infraestrutura e das abordagens dos centros de formação profissional do País Basco a partir da visão estratégica da modalidade que tange. À formação de pessoas, observando as competências exigidas pelo novo cenário que a humanidade vivencia.
O encontro também marcou a reunião preparatória para a próxima Conferência Anual da WFCP, que será em junho de 2022. Durante a reunião preparatória foram destacados três eixos que estão pautando as discussões sobre a EPCT: a transformação digital, a transformação ecológica (sustentabilidade) e a humanização. Manhães destacou que o terceiro pilar foi amplamente abordado e ressalta que a reflexão em nível mundial, coincide com o posicionamento do Conif no que diz respeito às questões éticas, humanização, multiculturalismo e à formação cidadã.
WFCP - Criada em 1998, a World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países. Nesse sentido, se estabelece como um líder global em temas como empregabilidade; habilidades e competências para o mundo do trabalho; acesso à educação profissional; educação sustentável; empreendedorismo; pesquisa e inovação; entre outros. Atua por meio da promoção do debate, do compartilhamento de boas práticas e agregando diversos atores interessados que se reúnem, a cada dois anos, no Congresso Mundial da Federação. Desde 2016 o Conif compõe a mesa diretora da organização.
Com informações da WFCP