73 alunas do ensino médio na Rede Federal são selecionadas para participar do programa Power4Girls

eua brasil

Setenta e três alunas do ensino médio na Rede Federal de quinze estados brasileiros foram selecionadas para participar, entre março e setembro de 2022, do programa Power4Girls - Empower to Lead!, programa com foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA, e tem parceria com o Instituto Gloria e apoio institucional do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Para conhecer os projetos das alunas selecionadas, visite o site: https://power4girls.com.br/

Entre os meses de março e setembro, essas 73 alunas, divididas em 20 equipes, cada uma com três a quatro meninas, um(a) professor(a) ou orientador(a) e um mentor(a), participarão de oficinas, palestras, atividades interativas on-line e serão expostas aos temas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino por meio da criatividade e inovação, desenvolvimento e gestão de projetos, design thinking, storytelling e ferramentas do mundo virtual.

Em setembro, na conclusão da edição de 2022 do programa, as equipes virão para Brasília para apresentarem os seus projetos em uma feira de inovação e farão um pitch final, visando soluções para algum problema enfrentado em suas respectivas comunidades. Para a edição de 2022, o tema será Meio Ambiente e Sustentabilidade, contribuindo com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU.  

As selecionadas representam os seguintes estados: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Equipes Selecionadas

EquipeInstitutoResumo do ProjetoMentor
Amorinhas IFES Reutilização do descarte inadequado da LBRO (lama do beneficiamento de rochas ornamentais) na produção de asfalto. Karen
BETGIRLS

IFMG

Mineração e alternativas para o seu forte impacto socioambiental tabalhando os rejeitos como corretivo para o solo. Graziella
BioGirls IFRO

A criação de um aplicativo para gerenciamento de compostagem doméstica, informando os melhores modos e proporções de material para compostagem, e calculando a quantidade de benefícios ambientais que cada compostagem gera, como a redução de emissão de gases de efeito estufa.

Arthur
Bioprospecção / Bolo de Cenoura IFSC

A proposta da equipe baseia-se na bioprospecção de leveduras na busca de um novo agente antifúngico baseado em toxinas killer, haja visto o surgimento de novos patógenos emergentes e a escassez de classes de agentes antifúngios, sendo que muitos destes causam efeitos colaterais significativos em boa parte dos pacientes.

Gabriel
BloomyBits IFSP

Com o intuito de aumentar a abrangência dos locais de descarte de lixo eletrônico, este trabalho propõe uma plataforma de serviços intitulada Habit2Growth, onde disponibiliza pontos de coleta de lixo em vários locais, e também como o usuário poderá ajudar no movimento TI Verde, que consiste em práticas sustentáveis com eletrônicos e se beneficiar com hábitos de economia.

Alexia
BSNGirls IFB

Além de produzirmos o adubo,aproveitamos também a castanha do pequi,pouco conhecida,encontrada no caroço entre os espinhos,para desenvolver uma farinha como complemento alimentar, rico em vitaminas,fibras e proteínas, tendo uma poderosa ação antioxidante que ajuda no trânsito intestinal,prevenindo doenças do sistema digestório,atuando na renovação celular e prevenindo alguns tipos de câncer.

Leticia
C no Agro IFTO

Tem o objetivo de desenvolver uma plataforma amiga do produtor rural, para mensurar, calcular e indicar as melhores práticas de manejo e uso do solo para aumentar a quantidade de Carbono no sistema e diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

Rafa
ChaMinas IFBA

A ideia é construir filtros inteligentes. O filtro instalado nas chaminés das empresas, irá reter os gases e captar os dados referentes à quantidade emitida por cada empresa.

Heloisa
Conserve 2 Preserve IFCE A equipe Conserve 2 Preserve desenvolverá um aplicativo (app) que mostrará a qualidade do ar em tempo real no estado do Ceará. Mari Castro
Doce Amazônia IFAC

A ideia é que os extrativistas recebam, em sua comunidade, capacitação de uma engenheira de alimentos do IFAC, para produção de doces, geleias e compotas de frutas amazônicas. A técnica dispensa a necessidade de resfriamento, aumenta a durabilidade e mantém sabor das frutas.

Nathália
EcóLico IFBA

A EcóLico é uma iniciativa que tem como propósito tornar a energia elétrica mais acessível para pessoas de baixa renda e que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Eduarda
Entre Dois Hemisférios IFAP

Produção de cosméticos usando como base os resíduos descartados da semente do açaí.

Marina
Gurias na Ciência IFRS

Busca uma alternativa aos plásticos a partir da produção de biopolímeros através da fermentação microbiológica de materiais descartados pela indústria gaúcha.

Shaolin
Maia (Meninas Aprendendo Inteligência Artificial) IFMS

Uma alternativa, ainda pouca explorada no Brasil, tem sido o uso de Inteligência Artificial, no qual pode resolver o problema de alagamentos e cheias prevendo com antecedência.

Wanghley
Mulheres de Fibra IFAP

Agregar a fibra do coco em materiais cerâmicos para utilização no setor construtivo, mais precisamente na fabricação de telhas, potencializando suas propriedades como isolante térmico e atenuando o calor dentro das residências.

Renan
POR ELAS IFMG Nosso enfoque consiste na produção de um protótipo de absorvente ecológico, produzido com algodão orgânico, celulose e bioplástico biodegradável, com distribuição gratuita para as mulheres assistidas pelo projeto. Ekarinny
Purelas IFRS

Suplemento alimentar para ruminantes como forma de reduzir o o óxido nitroso do efeito estufa que é liberado pelas excretas desses animais.

Amanda
The Futuristic Girls IFPE

Cavacos são resíduos formados a partir da usinagem do metal bruto, muito comuns em processos industriais. A nossa equipe tem como objetivo resolver problemas provocados pelo mau gerenciamento desses resíduos dentro da nossa comunidade acadêmica, o IFPE - campus Recife. Reutilização do material.

Gustavo
Volúpia IFSULDEMINAS

Mulheres que fazem sexo com outras mulheres (MSM) sofrem com alta prevalência de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Producao de protetor sexual intimo ecologico com lubrificante natural por meio de parceria com seringueiros da Amazonia.

Ruan
Vozes de Atena IFRJ

O foco é ter uma máquina onde pode-se reutilizar essas roupas que são descartadas, como as do deserto do Atacama, onde visa transformar essas roupas em um tecido reciclável para dar origem a diversos artigos com o objetivo de ajudar pessoas com baixa renda sendo na produção e na utilização nos novos artigos produzidos.

Isadora

 

De acordo com Todd K. Miyahira, Adido Cultural da Embaixada dos Estados Unidos, cada uma dessas 20 equipes receberá um e-mail  da coordenação do programa Power4Girls, solicitando confirmação de participação até o dia 9 de fevereiro.  Caso alguma equipe desista,  suplentes serão convocadas. "Em seguida, os mentores farão contato com suas respectivas equipes para se apresentarem e conhecerem um pouco melhor as propostas das equipes selecionadas", explica Todd, que ressalta que isso deverá acontecer até o dia 23 de fevereiro.

Com informações da Embaixada e Consulados dos EUA 

Please publish modules in offcanvas position.