Ao total, 75 professores foram selecionados por critério de proficiência em inglês e pela experiência profissional. A capacitação está sendo realizada no Northern Virginia Community College (Nova), próximo a Washington, e no City College of San Francisco (CCSF), na Califórnia. Para a professora Cynthia Regina Fischer do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o programa é uma oportunidade para ampliar o conhecimento no idioma. “Minha expectativa é conhecer novas estratégias e metodologias de ensino de língua estrangeira e poder aperfeiçoar as práticas pedagógicas”, disse.
Durante três meses, os participantes também terão a experiência in loco, abrangendo aspectos culturais, locais e sociais. Para o docente Luiz Eduardo Guedes Conceição do Instituto Federal do Acre (Ifac), será o momento de vivenciar os costumes americanos. “Quando estudamos inglês, escutamos muita coisa sobre a cultura americana, mas nada se compara à vivência que teremos aqui”, afirma.
Ao voltarem ao Brasil, os professores desenvolverão planos de trabalho por um período mínimo de um ano, em ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). As atividades serão realizadas na unidade de origem do professor ou em outras instituições públicas. A próxima capacitação está prevista para o período de julho a agosto de 2016.
Parceria – O Programa Setec-Capes-Nova é desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Community College Consortium, representado pelo Nova. A iniciativa da Setec faz parte da estratégia do MEC, que investe na qualificação dos educadores brasileiros e na articulação entre diferentes instituições de ensino para a valorização da educação básica e profissional.
Os selecionados atenderam à Chamada Pública da Setec nº 1, de 22 de setembro de 2015.
Fonte: Portal do MEC – adaptada
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202