Como encaminhamento, será criado um grupo de trabalho (GT) para analisar a implantação de projeto piloto na Rede Federal, adaptando características do sistema de educação alemão aos institutos federais. O GT contará com um representante do Conif.
O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas, representou o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, acompanhado do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes. Também participaram o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, o embaixador da Alemanha, Dirk Brengelmann; a diretora de políticas da Secretaria de Educação Profissional (Setec), Nilva Schroeder, e representantes de entidades ligadas à educação profissional.
Para o reitor do IFF, é importante considerar a realidade social entre os países, e manter o modelo singular dos institutos federais. “O Conif vem agindo nos últimos anos em ações que desenvolvam a cooperação, sempre com o movimento de ampliar as oportunidades, a transformação e a emancipação do trabalhador”, destacou Luiz Caldas.
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7202/7203